JornalCana

Quebra na safra de cana puxou retração na indústria paulista em novembro

A quebra na safra de cana-de-açúcar decorrente da estiagem na região Sudeste puxou a queda de 9,9% na produção industrial de São Paulo em novembro, em relação a igual período de 2013, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

canavial 2 (1)“A atividade de produtos alimentícios em São Paulo recuou 22,5% em novembro de 2014 ante novembro de 2013. Se tirasse dessa conta os derivados do açúcar, o segmento recuaria 3,4% no Estado”, apontou Rodrigo Lobo, pesquisador da Coordenação de Indústria do IBGE. Em São Paulo, a indústria produz quatro derivados do açúcar: açúcar cristal, refinado, VHP (matéria-prima para o açúcar final, produto mais voltado para a exportação) e melaço de cana.

“No Brasil, a atividade de produtos alimentícios recuou 8,7% em novembro de 2014 ante novembro de 2013. Se tirar o açúcar, o segmento recua 0,6%, só para ter uma ideia do efeito dessa quebra de safra afetando o total da indústria no Brasil e em São Paulo”, comparou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Outros Estados afetados pela queda na produção do açúcar foram Minas Gerais, onde os produtos alimentícios recuaram 10,1% em relação a novembro de 2013, mas cuja queda seria de apenas 3,5% sem o açúcar; e Paraná, com redução de 8% na fabricação de produtos alimentícios, mas que teria sido de 0,4% se fosse descontado o açúcar. “Então foi de fato bastante importante o efeito da seca.

A queda de 9,9% na produção industrial de São Paulo em novembro ante o mesmo mês de 2013 foi a mais intensa desde julho de 2009, quando houve retração de 10,6%, segundo o IBGE. “É a nona queda consecutiva na indústria de São Paulo”, contou Rodrigo Lobo, pesquisador da Coordenação de Indústria do Instituto.

2003-07-26 Esteira Açucar VHP Usina Moema (1)São Paulo responde por aproximadamente um terço do total da produção industrial nacional, e teve o maior impacto sobre o recuo de 5,8% no total do Brasil. Em novembro, a redução na produção de açúcar foi o que puxou a queda da indústria paulista. Mas houve perdas importantes também nas atividades de veículos automotores (-15,5%), máquinas e equipamentos (-13,3%) e coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (-8,1%).

O segundo maior impacto para a indústria brasileira em novembro foi de Minas Gerais, onde a queda na produção de 8,5% foi a mais intensa desde setembro de 2009. “Em Minas, a maior influência para o recuo na produção foi da indústria extrativa, seguida de produtos alimentícios, máquinas e equipamentos e veículos automotores”, disse Lobo.

A terceira maior contribuição para o Brasil em novembro ante novembro de 2013 foi do Amazonas, que caiu 16,9% no período, o recuo mais intenso desde julho de 2012, quando a retração foi de 24,4%. Em novembro, as perdas foram decorrentes da menor produção de televisores, xaropes para preparação de bebidas e motocicletas.

(Fonte: Estadão Conteúdo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram