JornalCana

Quebra de safra e problema com China pressionam PIB

A quebra da safra brasileira e a crise comercial com a China por causa da soja misturada com sementes tratadas com agrotóxicos derrubaram pela metade a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto do setor agropecuário para este ano. Segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do setor rural deve crescer este ano apenas 3,15%. A estimativa anterior era de que o crescimento em 2004 superaria o desempenho de 2003, acima de 6%. A projeção para o saldo da balança comercial do agronegócio caiu de US$ 30 bilhões para US$ 28 bilhões.

Apesar dos contratempos enfrentados pelo setor este ano, o chefe do Departamento Econômico da CNA, Getúlio Pernambuco, disse que uma taxa de crescimento de pouco mais de 3% “ainda é bastante significativa”. Ele acredita que em 2005, sem problemas climáticos ou comerciais graves, a economia do setor rural volte a apresentar as taxas de crescimento dos últimos anos, entre 6% e 7%.

O destaque do PIB do agronegócio no primeiro trimestre do ano foi a pecuária, que apresentou taxa de crescimento de 1,48%. Na agricultura, o crescimento foi de 0,88%. (VD)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram