JornalCana

“Quanto mais produtores de cana, melhor a distribuição de renda”, diz Ortolan

Cerca de 350 fornecedores de cana-de-açúcar de diferentes regiões de São Paulo e Minas Gerais participaram do encontro promovido pela Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) em Araçatuba (SP), na semana passada.

O encontro, realizado no hotel Riviera, foi aberto pelo presidente da entidade, Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, que apresentou uma palestra sobre o papel da Orplana no agronegócio sucroalcooleiro.

Em sua palestra, Ortolan destacou a importância da presença dos produtores de cana-de-açúcar no processo de expansão do setor que está ocorrendo principalmente na região noroeste do Estado de São Paulo, considerada a última fronteira agrícola paulista. Essa região deve abrigar, em dez anos, cerca de 30 novas unidades de produção, das quais três já entram em funcionamento em 2005. Os investimentos chegam a R$ 3 bilhões.

“Estamos sendo convidados a plantar. Até 2010 é um espaço de tempo curto para mudarmos o perfil agrícola da região, hoje com presença forte da pecuária. No entanto, precisamos criar condições para que essa expansão no cultivo da cana-de-açúcar aconteça”, disse Ortolan, que calcula a necessidade de cerca de 900 mil hectares cultivados para atender a demanda por parte das novas usinas.

O presidente da Orplana defendeu uma maior organização dos produtores. “A perspectiva é de crescimento. A Orplana está ampliando sua área de abrangência porque os produtores precisam estar organizados e estruturados, precisam estar ligados à uma entidade forte, que tenha condições de contratar bons técnicos, investir em tecnologia, defender o interesse dos fornecedores. Quanto maior o número de fornecedores de cana, melhor distribuição de renda”, disse Ortolan.

O assessor técnico da Orplana, Geraldo Majela de Andrade Silva, apresentou aos produtores o modelo Consecana, que serve de parâmetro para a remuneração da cana-de-açúcar e o presidente da Câmara Setorial da Cadeia do Açúcar e do Álcool, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, encerrou o encontro abordando os avanços e perspectivas para o açúcar e álcool. O encontro de fornecedores fez parte da programação da Feicana (Feira de Negócios da Agroindústria Sucroalcooleira), que aconteceu de terça a quinta-feira.

A Orplana, cuja sede é em Piracicaba, envolve hoje 22 associações de produtores, duas delas na região noroeste: uma em Andradina e outra em General Salgado. Na safra 2004/2005, os 12.600 produtores filiados à Orplana foram responsáveis pela entrega de 25% da matéria-prima para as unidades de produção.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram