JornalCana

Qualidade e segurança são fundamentais para aquisição de vasos de pressão

img2850

Os fabricantes e os usuários de vasos de pressão no Brasil têm que começar a encarar a construção e a aquisição destes equipamentos em função de critérios de qualidade e segurança de acordo com o estabelecido pelos códigos de construção. Essa é a avaliação do engº Antônio Carlos Basso da Cunha Leal, da Cérebro-Engenharia e Tecnologia da Informação. Ele falará sobre esses pontos durante o curso/treinamento de Vasos de Pressão “Projetos e Fabricação de Vasos de Pressão, ASME Code, Section VIII, Division 1 e Inspeção de acordo com a NR-13”.

O evento será realizado de 14 a 17 de agosto, em Ribeirão Preto (SP), pela Sinatub Tecnologias e oferecerá a base de conhecimento para que engenheiros, inspetores e compradores possam projetar, inspecionar e adquirir vasos de pressão atendendo aos requisitos do Código ASME Section VIII, Division 1 e da legislação federal atual, baseada na NR-13.

Segundo ele, a aquisição de equipamentos sem atender aos códigos de construção constitui uma flagrante violação das exigências da NR-13, além de ser uma constante fonte de problemas de produção, de manutenção e de atendimento aos dispositivos legais. “Aquisição pura e simples de equipamentos pressurizadas com base em critério econômico, considerando somente o custo inicial da aquisição, é um grande equivoco, uma vez que a vida útil estimada destes tipos de equipamentos pode ser superior a 30 anos, e os custos de manutenção e operação são muito superiores aos de aquisição”, revela.

Conteúdo

O Curso/treinamento abordará o Projeto de Vasos de Pressão de acordo com norma ASME Seção VIII Divisão 1, Edição 2007, Adenda 2009 e outros procedimentos complementares, e também da Norma NR13. O curso será desenvolvido através de exemplos e acompanhado por amplo Material Técnico de Apoio. “O curso tem como finalidade fornecer aos participantes subsídios para projetar, elaborar especificações técnicas, realizar projeto de alteração e reparos (PAR), elaborar prontuários de inspeções, etc”, diz o engenheiro Luiz Cláudio, organizador do evento.

Entre os temas estarão: Projeto de Vasos de Pressão: Pressão Interna; Projeto de Vasos de Pressão: Pressão Externa; Projeto de Vasos de Pressão: Aberturas, Bocais e Flanges; Fabricação de Vasos de Pressão e Inspeção de Vasos de Pressão.

O evento terá como mídia oficial a Revista Energia Mundo e apoio do portal Celulose Online.

Mais informações: (16) 3911-1384; sinatub@sinatub.com.br / financeiro@sinatub.com.br e www.sinatub.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram