JornalCana

´Qualidade da água promove o sucesso no campo´, diz especialista

“O sucesso do campo depende da qualidade da água nas pulverizações. O agricultor deve estar atento a qualidade da água, já que interfere diretamente na qualidade e eficiência do controle fitossanitário”, explica o engenheiro agrônomo, Ricardo Michelini Bernardo.

Segundo Michelini, argilas e compostos orgânicos na água podem absorver alguns tipos de ingredientes ativos, como exemplo, os compostos catiônicos (herbicidas paraquat e diquat). “A matéria orgânica da água em decomposição pode originar gás carbônico, que é corrosivo e contribui para a alcalinidade da água”.

Além disto, segundo o especialista, a quantidade e o tamanho das partículas presentes podem provocar o desgaste nos equipamentos, como o entupimento dos bicos, prejudicando a qualidade da distribuição a pulverização.

“A colocação de peneiras e filtros nas tubulações de abastecimento dos tanques de pulverização, restringiria a entrada de partículas nas pontas de pulverização reduzindo o desgaste do equipamento”, afirma.

Para ele, uma maneira de saber se uma região tem problema de dureza na água, é observar o consumo excessivo de sabão devido a dificuldade de se fazer espuma. “Tubos de sistemas de irrigação ou até mesmo chuveiros entupidos ou com inscrustações identificam a presença da dureza da água, provocada por sais em solução, oriundos de rochas, de corretivos ou de fertilizantes”, diz.

De acordo com Michelini, a dureza da água interfere na qualidade das caldas dos defensivos, por isso, poderia ser utilizado para correção do problema, a utilização de surfactantes não iônicos ou o acréscimo de um agente complexante à calda”.

Outra solução, seria adequar o PH da calda às exigências dos produtos através de adição de redutores de PH. “Muitas vezes devido a presença de alcalinidade, a adição de redutores não garante a correção eficiente, por isso é preciso adicionar os chamados produtos tamponantes”, enfatiza o agrônomo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram