JornalCana

Qual o impacto da baixa do petróleo na safra de cana 16/17?

pontoComo as usinas de cana-de-açúcar deverão enfrentar a fase de petróleo barato, com o barril cotado no patamar de US$ 30?

Às vésperas do início oficial da safra 2016/17 na região Centro-Sul do País, as companhias sucroenergéticas têm mais um desafio que é iniciar a moagem diante turbulências econômicas internas, com a crise política-institucional do Brasil, e externas, com as incertezas na China e a temporada baixista dos preços do óleo.

Como ferramenta de conteúdo para os profissionais do setor sucroenergético, o Portal JornalCana passa a divulgar análises de especialistas sobre os impactos das cotações do petróleo no mercado de açúcar e de etanol.

Confira a seguir a análise de Fabio Meneghin, sócio e analista da consultoria Agroconsult, que também é responsável pelo Rally da Safra 2016, principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil. 

Meneghin: baixa do petróleo também fez o preço do etanol dos EUA recuar
Meneghin: baixa do petróleo também fez o preço do etanol dos EUA recuar

Cinco opiniões de Fabio Meneghin: 

1

Os preços baixos do petróleo impactam diretamente os preços da gasolina no mercado internacional

2

Hoje há uma defasagem de 30% entre a gasolina no exterior e o preço de liquidação da Petrobras nas refinarias.

3

Em tese, o governo poderia reduzir o preço da gasolina, mas isso prejudicaria a geração de caixa da Petrobras, cuja dívida ultrapassa meio trilhão de reais

4

Essa possibilidade de redução do preço da gasolina na refinaria é a maior ameaça ao setor de cana-de-açúcar atualmente. Se a Petrobras não estivesse nessa situação financeira, provavelmente veríamos o preço da gasolina baixar, causando sérios problemas ao etanol no mercado doméstico

5

O petróleo barato também levou o etanol nos EUA a ficar muito barato. Desta forma, mesmo com o câmbio desvalorizado, as janelas de exportação de etanol são muito pequenas.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram