Fazendo uma avaliação sobre o passado do setor, durante palestra realizada na manhã de hoje (18), no Workshop RenovaBio, o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) Antonio de Padua Rodrigues, definiu qual o principal papel do programa de fomento a produção de etanol.
De acordo com ele um dos principais objetivos que o RenovaBio precisa cumprir é o de gerar rentabilidade para os produtores, permitindo que possam investir na renovação dos canaviais e em tecnologia, mas sobretudo, gerando uma unidade, sem precedentes, entre todos os agentes da cadeia sucroenergética.
Leia mais: “RenovaBio está no forno”, diz Michel Temer
“A esperança é que ele [RenovaBio] traga um novo modelo, um programa de longo prazo e, principalmente a adesão de todos os agentes da cadeia. Todos os que fazem parte do setor precisam estar unidos em prol dele”.
Leia mais: Confira a íntegra do Manifesto de Apoio ao RenovaBio
Padua também sugeriu que o RenovaBio fomente o aumento da competitividade da produção de açúcar, que atualmente depende de uma série de fatores externos para rentabilizar os produtores brasileiros.
O Workshop RenovaBio foi promovido pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).