fbpx
JornalCana

Pulse lança edital de sustentabilidade para atrair soluções de impacto

As inscrições estão disponíveis até 30/10

O Pulse, hub de inovação da Raízen, lança edital de sustentabilidade para seleção de startups que tragam soluções de impacto para os compromissos 2030 assumidos pela companhia.

As inscrições são para empresas de base tecnológica que possuam inovações que contribuam para os desafios da empresa na dimensão socioambiental.

A dinâmica do edital acontecerá de forma remota, respeitando as regras de isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19.

Os desafios propostos pelo edital são: soluções que proporcionem redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), mudanças climáticas e promoção da transição energética, alavanquem a gestão hídrica e a redução na captação de água, que incentivem uma agricultura mais sustentável com um melhor uso da terra, auxiliem no cumprimento de programas e certificações com reconhecimento internacional, monitorem e fomentem os direitos humanos em toda cadeia e contribuam com a redução de riscos de violação dos padrões de ética e compliance da companhia.

LEIA MAIS > Bolsonaro inaugura primeira planta de biogás da Raízen

“A sustentabilidade é parte primordial da nossa estratégia de negócios desde a criação da Raízen. Com o edital, buscamos fortalecer parcerias que nos auxilie a consolidar nosso impacto positivo cumprindo, de forma inovadora e mais ágil, os compromissos recém assumidos e contando com uma rede colaborativa de boas práticas”, afirma Cláudio Oliveira, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Raízen.

As propostas deverão ter como objetivo a geração de produtos, softwares, processos ou serviços inovadores de base tecnológica para a realidade dos diferentes negócios da companhia. O projeto conta com parceria da Endeavor, SP Ventures, Thought for Food e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

“Nós acreditamos que a geração de mais e melhores negócios entre corporações e scale-ups é fundamental para acelerarmos o crescimento de empreendedores que aceleram o país. Por meio de iniciativas como essa, as scale-ups ganham escala e capilaridade para crescer mais rápido, enquanto grandes empresas como a Raízen aceleram seus resultados de inovação encontrando soluções inéditas para problemas complexos”, conta Ilana Nasser, diretora de Engajamento de Rede na Endeavor.

Francisco Jardim, CEO da SP Ventures

Já o CEO da SP Ventures, Francisco Jardim, concorda e afirma, ainda que, as startups podem ser catalisadoras de boas práticas direcionadas para a sustentabilidade nas corporações. “As startups tendem a ser orientadas por propósito, com um DNA de propósito muito forte em suas respectivas culturas. Elas possuem um novo olhar sobre a incorporação de sustentabilidade nos processos de uma empresa. Consequentemente, o engajamento com startups tende a acelerar a adoção de práticas sustentáveis em corporações.”

Após o período de inscrições, a equipe do Pulse fará entrevistas e convocação das startups selecionadas. As soluções serão avaliadas por meio de uma banca avaliadora, em Pitch Day que incluirá time técnico e executivos da Raízen. As propostas que atenderem aos critérios de seleção e apresentarem sinergia com os compromissos e negócios da Raízen poderão ser selecionadas para continuidade do Edital, com fase de ideação e desenvolvimento de projeto piloto. Caso a entrega da solução atenda às expectativas do desafio proposto e tenha resultados positivos em campo, existe a possibilidade de que a startup se torne uma prestadora de serviços para a companhia, com a assinatura de contrato como fornecedor de longo prazo com condições diferenciadas e mentorias coletivas junto aos parceiros do projeto.

LEIA MAIS > Raízen doa álcool para higiene e segurança das eleições municipais

“A Raízen tem a convicção de que o cumprimento de seus compromissos sustentáveis ocorrerá não só pelos seus esforços internos, mas também via conexão e colaboração entre todos os envolvidos em suas cadeias produtivas. Nesse contexto, é nosso papel ser protagonista nessa integração. Nossas experiências e aprendizados com a inovação aberta tem trazido inúmeros benefícios para todo o ecossistema, e sabemos que o papel das startups e seus empreendedores poderá ser alavancado ainda mais com o nosso apoio para experimentação, testes, pilotos e escalonamento de suas ideias. O Edital vem para consolidar ainda mais esse nosso apoio”, destaca Fábio Mota, vice-presidente responsável por Tecnologia e Inovação na Raízen.

Para inscrição, as startups terão que atender alguns requisitos como CNPJ ativo, capacidade técnica para desenvolvimento de projeto piloto com as áreas de negócio da Raízen, alinhado com as necessidades de práticas mais sustentáveis, além de já possuírem um MVP (Produto Mínimo Viável). As inscrições estão disponíveis até 30/10., pelo endereço http://pulsehub.edital2020.com.br/.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram