JornalCana

Província chinesa institui uso obrigatório de biocombustível

O governo na província de Jilin, no nordeste da China, instituiu dia 18/11 a obrigatoriedade de os postos de combustíveis retirarem do mercado a gasolina que não contenha 10% de etanol em sua composição, com o intuito é garantir mercado para a produção de álcool local, de acordo com a informação do website do governo de Jilin. Para os estabelecimentos que desobedecerem as regras impostas, o governo promete multas pesadas.

Com a medida, a Província de Jilin espera desovar os excessivos estoques de grãos e aumentar a renda da população local, que vive basicamente da agricultura. A província é grande produtora de milho, matéria-prima do álcool, produzido pela Jilin Fuel Ethanol Co. Ltd.

A companhia é uma joint-venture entre a PetroChina e uma associação de produtores locais, lançada em outubro deste ano, com capacidade anual de processamento de 300 mil toneladas de grãos, e deve dobrar essa capacidade de produção até 2005.

De acordo com estudos, a gasolina comum na China contém 6% de MTBE, aditivo fóssil cancerígeno e poluidor dos lençóis freáticos, e que está sendo banido em todo mundo. Atualmente, apenas três províncias (Jilin, Henan e Heilongjang) possuem mercados para o álcool, mas o governo chinês espera que, a partir do próximo mês (dezembro), mais províncias adotem a mistura do biocombustível na sua gasolina.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram