JornalCana

Protocolo agroambiental amplia

Representantes da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) assinam hoje o Protocolo Agroambiental, comprometendo-se a antecipar os prazos para o fim das queimadas nos canaviais do Estado de São Paulo. Também serão apresentados os resultados da queima de palha de cana-de-açúcar nas duas últimas safras, assim como a situação da mecanização nos canaviais.

No evento, que será realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, estarão presentes o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, João Sampaio, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, o presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank e o presidente da Orplana, Ismael Perina Júnior,. A Orplana representa 13 mil fornecedores do setor sucroalcooleiro.

Neste mesmo evento, serão apresentados os resultados da queima de palha de cana nas safras de 2006 e de 2007. Utilizando-se de mapas elaborados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), serão mostradas as áreas totais de queima nos dois períodos e, ao mesmo tempo, de mecanização nos canaviais.

Lançado em junho de 2007, o Protocolo Agroambiental já teve a adesão das usinas associadas à Unica. Pelo documento, os prazos para o fim da queima nas áreas mecanizadas foram antecipados. Para as áreas mecanizáveis, até 2014; as não-mecanizáveis, 2017. Nas áreas novas é permitida somente a colheita mecanizada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram