JornalCana

Prosa rural apresenta os benefícios da mamona e do biodisel para o desenvolvimento do nordeste

A mamona vem sendo estudada há 18 anos, pela Embrapa Algodão, que desenvolveu a BRS 149 Nordestina e a BRS 188 Paraguaçu, além de várias tecnologias que melhoram esse sistema de produção. O fácil cultivo e boa resistência à seca fazem da mamona uma importante alternativa econômica para a região Nordeste. Essa cultura pode gerar até 2,1 milhões de empregos nos 450 municípios aptos para o cultivo da planta.

Nesta semana, o programa de rádio Prosa Rural apresentará, para a região do Semi-Árido do Brasil, o tema Mamona e Biodisel, no Prosa Rural, programa de rádio produzido pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A coordenação é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF).

Durante o programa, a equipe da Embrapa Algodão (Campina Grande – PB) trará informações sobre a utilização da mamona na fabricação de biodisel. A planta participa do Programa Nacional de Biodisel, sendo uma das oleaginosas mais indicada para fabricação do diesel alternativo.

O óleo da mamoneira é o mais denso e viscoso de todos os óleos vegetais e animais, sendo utilizado na fabricação de mais de 800 produtos. O biodiesel da mamona tem mais oxigênio, sendo menos poluente que os demais. Além disso, possui uma lubricidade 30% maior e pode substituir o enxofre no diesel mineral.

Com 15 minutos de duração, o programa é semanal e sua programação é voltada para os jovens e pequenos produtores familiares do Semi-Árido Nordestino, Vale do Jequitinhonha e região Norte do Brasil. São abordados temas ligados ao desenvolvimento do agronegócio da região, de forma clara e acessível, principalmente as pesquisas que têm alguma aplicação prática no dia-a-dia do pequeno produtor rural.

O conteúdo é desenvolvido pelos Centros de Pesquisa da Embrapa que atuam na região Norte do Brasil, com apoio das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária. Além das pesquisas, o programa dedica espaço para a cultura regional, com apresentação de músicas e poesias. O Prosa Rural é distribuído gratuitamente para rádios dessas regiões. No endereço eletrônico www.sct.embrapa.br/radio/index.htm, é possível ter acesso à programação completa de 2005 e ouvir os programas já veiculados.

A veiculação das informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Ministério do Desenvolvimento Agrário fica a critério das rádios parceiras da Embrapa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram