Usinas

Prorrogado prazo para recolhimento de ICMS do etanol em MT

Governo também entregou 18 licenças ambientais para 13 empresas do setor

Prorrogado prazo para recolhimento de ICMS do etanol em MT

O prazo para recolhimento do ICMS devido pelas usinas ou destilarias de Mato Grosso foram prorrogados, em caráter excepcional, por 60 dias. A medida visa minimizar as perdas devido à pandemia que provocou a queda no consumo do biocombustível. Com a decisão, o recolhimento do ICMS da produção de etanol nos meses de maio e junho deste ano, fica prorrogado, respectivamente, para o sexto dia dos meses de junho e julho de 2020.

 

LEIA MAIS > 

“O Governo está atento às mudanças que vem ocorrendo na economia devido ao coronavírus. Vamos continuar a tomar todas medidas necessárias para atender da melhor forma possível às reivindicações dos produtores, de maneira a minimizar os efeitos da pandemia para a população em geral”, afirmou Rogério Gallo, secretário de Fazenda.

 

De acordo com Fábio Pimenta, secretário adjunto da Receita Pública da Sefaz, o recolhimento do ICMS das usinas de etanol nos próximos dois meses ocorrerá de forma mensal e não a cada 10 dias, como era a regra. “Assim o recolhimento nos meses de junho e julho será dia seis. Antes eles tinham que recolher o imposto apurado nos dias 6, 16 e 26 de cada mês”, explicou.

 

Novas licenças ambientais para o setor

 

Governador Mauro Mendes entrega licenças para setor de etanol – (Foto Mayke oscano/Secom)

O Governo do Estado entregou ontem (6), 18 licenças ambientais para 13 empresas do setor de etanol e energia, que farão investimentos em Mato Grosso.

 

Foram entregues 9 licenças prévias, 7 licenças de instalação e 2 licenças de operação. As licenças são um dos passos necessários para que as empresas possam empreender em nove municípios mato-grossenses: Vera, Várzea Grande, Nova Mutum, Sorriso, Querência, Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste, Nova Olímpia e Lucas do Rio Verde.

 

“O Governo está fazendo um esforço muito grande para licenciar todas as atividades que fizeram requisições à Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Essa é uma visão estratégica para gerar empregos em Mato Grosso, para fazer esses setores investirem, movimentando a economia do Estado. É uma ação para que comecemos a construir a saída dessa crise econômica que está ocorrendo no Brasil e evitar que tenha consequências maiores para Mato Grosso”, afirmou o governador Mauro Mendes.

 

LEIA MAIS > Empresa anuncia construção de planta de etanol de milho no Mato Grosso

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, essas entregas representam o cumprimento de uma meta estabelecida pelo governador. A gestora também destacou os resultados obtidos pela Sema durante este período de pandemia do coronavírus.

 

“Ampliamos a nossa produtividade e atendemos a todos os setores. Foram mais de 6.700 processos analisados, em um total de mais de mil licenças e atos autorizativos emitidos pela secretaria, nesses pouco mais de 40 dias. Estamos colaborando para que o Estado continue produzindo. A secretaria funcionou a pleno vapor nesse período”, relatou.

 

O diretor executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), Jorge dos Santos, agradeceu o apoio que o Governo tem dado ao setor. “O Governo do Estado, a Sema e toda a sua equipe tem feito um trabalho fantástico para o setor produtivo. Nós fomos o primeiro estado a criar uma resolução que definia claramente os critérios para licenciamento de usinas de etanol de milho. Porque o produtor já sabe, ao pedir a licença, que rumo precisa seguir, quais premissas têm que ser cumpridas”, finalizou.

Banner Revistas Mobile