JornalCana

Proposta de taxação do etanol importado será votada em 25/08

Porto Suape, no Recife: “portão” de entrada do etanol importado

A proposta de taxação de 17% do etanol importado deverá ser votada em 25/08 pela Câmara do Comércio Exterior (Camex), ligada ao Governo federal.

A proposta era para ter sido votada no começo de julho, mas a votação foi adiada pelo Ministério da Fazenda, conforme apurou o JornalCana.

A taxação do biocombustível é reivindicada pelo setor sucroenergético brasileiro, afetado pelo etanol importado principalmente dos Estados Unidos.

Segundo Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-Pernambuco, apenas nos primeiros quatro meses de 2017 entraram no Brasil cerca de 900 milhões de litros de etanol.

“Estão procurando tomar o nosso mercado de etanol”, disparou Cunha em entrevista ao JornalCana. Clique aqui para ler a entrevista com o presidente do Sindaçúcar-PE.

Cunha explica que a maioria do etanol importado chega ao Brasil por meio de portos de estados das regiões Norte e Nordeste do País. “São portos modernos, com boa tancagem, automatizados, como é o caso do Porto do Itaqui, no Maranhão, e o de Suape, em Pernambuco”, comenta.

Concorrência

O volume de etanol importado esse ano já é superior em mais de 400% quando comparado ao mesmo período de 2016.

“Sendo que o etanol no Brasil passou a ser onerado pelo PIS/Cofins desde o início do ano, sem desfrutar do aumento da CIDE na gasolina”, explica, em relato, o Fórum Nacional Sucroenergético (FNS).

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram