JornalCana

Prolongamento da estiagem pode comprometer culturas

O produtor aguarda clima mais ameno para iniciar a semeadura de grãos e os fabricantes de insumos, como fertilizantes e defensivos, não fecham vendas. Se prolongado, esse atraso nas decisões pode representar perdas tanto na safra de grãos quanto de grandes culturas perenes, como café, laranja e cana-de-açúcar. A opinião é do presidente da Abisolo, Guilherme Romanini.

Segundo a Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos, Organominerais, Biofertilizantes, Adubos Foliares, Substratos e Condicionadores de Solos – Abisolo, após cerca de dois meses de estiagem nas principais regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste, a expectativa geral é de melhoria das condições climáticas para iniciar o plantio da safra 2010/11.

Outro fator decisivo para o agricultor, ressalta Romanini, é a recuperação de preços das commodities. “Esse processo já está ocorrendo. O produtor rural fica atento a dois fatores nesse período do ano: o clima e o mercado. Como o mercado está reagindo, ele se anima a iniciar o processo de plantio. Mas a situação climática é fundamental. Afinal, não adianta plantar se a chuva não vier”, diz.

Essa situação impacta decisivamente sobre o resultado do segmento de nutrição vegetal, que inclui adubos de solo, fertilizantes foliares, organominerais e orgânicos, entre outros insumos. “Nosso segmento para, à espera da decisão do agricultor. Com isso, as indústrias atrasam a compra de matérias-primas, especialmente importadas, e quando o cenário se modificar pode haver problemas de logística para atender à demanda, que certamente se acelerará muito rapidamente”, observa Romanini.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram