JornalCana

Projetos de preservação têm destaque no Grupo Cosan

Reflorestamento, recomposição de matas ciliares, ecologia priorizada e tratamento dos resíduos industriais são características ambientais do setor quando o assunto é preservação do meio ambiente. Um exemplo disso é a Cosan/FBA, um programa preocupado com o meio ambiente que tem intensificado o desenvolvimento de projetos relacionados à preservação da natureza, também despertando e conscientizando seus funcionários para essa prática.

Segundo relatório do Grupo Cosan (Piracicaba – SP), já foram plantadas mais de 1 milhão mudas de árvores de diversas espécies nativas nas áreas pertencentes ao grupo. Além do reflorestamento e preservação de matas ciliares, o grupo atua em outros projetos, como reciclagem de lixo, soltura de alevinos em lagos e rios e a prática da tríplice lavagem de embalagens agrotóxicas, que possibilitam manter o equilíbrio ecossistêmico de suas áreas.

Aliada a esta preocupação, a área industrial tem investido em tecnologias que diminuem a emissão de produtos que prejudicam os rios e o ar, o que tem permitido devolver a água limpa aos rios e lagos. Além disso, a reciclagem do lixo surge como outra preocupação ambiental do grupo Cosan, onde foi implantado o “Projeto Reciclar Cosan”, uma parceria com o Projeto Reciclar 2000 e a Prefeitura Municipal de Piracicaba. O programa foi iniciado com apoio da área Agrícola e já se estendeu às demais áreas e unidades do grupo, onde diversas caçambas com identificações já foram distribuídas para armazenagem de materiais recicláveis. Assim, todo material reciclável é separado do não reciclável e, em seguida é doado e encaminhado para reciclagem, o que auxilia na preservação dos recursos naturais.

“O Grupo Cosan possui áreas de preservação ambiental em todas as unidades com o objetivo de manter o equilíbrio do ecossistema”, afirma José Carlos Matyis, gerente operacional da área agrícola da unidade Costa Pinto. Segundo ele, até as crianças e adolescentes da Fundação Cosan são envolvidas, por meio de um processo educativo voltado para refletir sobre as condições ambientais existentes hoje, sendo incentivadas a agir, também, contribuindo com plantio de árvores, por exemplo”.

Lei reportagem especial sobre a produção orgânica e investimentos em meio ambiente na edição de setembro do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram