Nos últimos anos, diversas montadoras divulgaram seus planos para o futuro. Muitas delas só venderão modelos elétricos na próxima década. E alguns governos também já divulgaram planos ambiciosos para o futuro da mobilidade elétrica. A Noruega, por exemplo, não comercializará veículos movidos a combustíveis fósseis. França, Canadá e Reino Unido também já traçaram suas metas.
Sem falar que o Acordo de Paris, a 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e as convenções internacionais também ajudam no setor.
O governo chileno anunciou que em 2035 somente veículos elétricos serão vendidos no país. A expectativa é de que, para aquele ano, 100% das vendas de veículos leves e médios tenham emissões zero.
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O Grupo Volkswagen segue avançando com sua transição para a mobilidade elétrica. Em meio à escassez de semicondutores, o grupo alemão entregou 122.000 unidades de veículos entre julho e setembro, um aumento de 109% em relação ao trimestre anterior. O crescimento das vendas ocorreu em todos os mercados, mas o grande destaque foi a China, que acelerou forte no terceiro trimestre. O país asiático emplacou 28.900 veículos elétricos nos últimos três meses contra 18.300 veículos em todo o primeiro semestre.
O presidente da Ford na Europa, Stuart Rowley, anunciou nesta semana, o investimento de £230 milhões para a construção de componentes elétricos na fábrica de Halewood, no norte da Inglaterra. O investimento equivale a mais de R$1,7 bilhão. A empresa promete que, até 2030, fornecerá ao continente europeu carros totalmente elétricos.
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Casos no Brasil
No Vale do Paraíba, São José dos Campos tem uma boa frota de carros elétricos em circulação. Ao todo, são 30 carros elétricos que patrulham a maior cidade da região, servindo em apoio à Polícia Militar e também em defesa do patrimônio municipal. Na época em que chegaram ao município, conhecido por sua indústria aeroespacial, que aponta sempre para o futuro tecnológico, o BYD e5 já indicava o destino dos automóveis naquela época.
Em Santa Catarina, deputados já discutem na Assembleia Legislativa, ações para facilitar e aumentar a quantidade de carros elétricos em circulação no Estado, transformando-o em referência.
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Durante a reunião de trabalho, professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) apresentaram o projeto “Inserção de Veículos Elétricos em Frotas Públicas, através da Conversão de Veículos a Combustão”. Trata-se de uma iniciativa da instituição de ensino superior em parceria com a Celesc. Igualmente foi cedido um veículo elétrico para a Alesc para fins de experiência. Um dos propósitos é tornar os carros elétricos mais acessíveis à classe média, reduzindo os custos. O IFSC apresentou o primeiro carro elétrico produzido por uma instituição de ensino pública.