JornalCana

Projeto de recuperação de matas ciliares necessita de parceiros, inclusive do setor, diz Goldemberg

Segundo o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Prof. José Goldemberg, o Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo necessita do apoio de parceiros, inclusive do segmento canavieiro. “O Projeto precisa da cooperação de grande quantidade de parceiros, proprietários particulares, prefeituras, órgãos públicos estaduais, comitês de bacias hidrográficas e setores agroindustriais, dentre eles o canavieiro, a citricultura e a silvicultura , e não pode ser implementado de cima para baixo”.

Dados da Secretaria confirma que existe aproximadamente 1 milhão de ha de matas ciliares degradadas.

O Projeto visa: apoiar a conservação da biodiversidade nos biomas existentes no território paulista através da formação de corredores de mata ciliar, revertendo a fragmentação e insularização de remanescentes de vegetação nativa; reduzir os processos de erosão e assoreamento dos corpos hídricos, levando à melhoria da qualidade e quantidade de água; reduzir a perda de solo e apoiar o uso sustentável dos recursos naturais e contribuir para a redução da pobreza na zona rural, através da criação de mecanismos para a remuneração pelos serviços ambientais fornecidos pelas matas ciliares, pela capacitação e geração de trabalho e renda associada ao reflorestamento e pela criação de alternativas de exploração sustentada de florestas nativas, segundo informações da assessoria de imprensa.

O projeto será implementado em 5 bacias hidrográficas prioritárias: Paraíba do Sul, Piracicaba, Mogi Guaçu, Tietê – Jacaré e Aguapeí, durante 4 anos. Mais informações: www.ambiente.sp.gov.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram