O “Projeto Barriga Cheia: plantando feijão, colhendo esperança”, da cidade de Teotônio Vilela, em Alagoas, que há onze anos conta com a participação da Usina Coruripe, foi um dos contemplados com a premiação MasterCana Social 2022, na categoria Comunidade.
Em sua 15 edição, o MasterCana Social, concebido pelo Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria (GERHAI) em parceria com a ProCana Brasil, visa incentivar práticas de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental que contribuam para a promoção do bem-estar social e desenvolvimento sustentável.
Em meados da década de 90, o município de Teotônio Vilela tinha a maior taxa de mortalidade infantil do país. A maioria das crianças morriam de desnutrição crônica. Para mudar essa realidade, uma das iniciativas do secretário de Agricultura da cidade, em 1998, foi a idealização de um projeto de plantio de leguminosas para beneficiar as famílias em vulnerabilidade social da região.
LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul premia protagonistas do setor bioenergético
A partir de 2010, a Usina Coruripe abraçou a causa, disponibilizando terras para o plantio e colheita de feijão. Atualmente, com essa parceria público-privada e um trabalho sério em saúde básica, Teotônio é reconhecido com a certificação de melhor município em Atenção Básica de Alagoas e o quarto melhor do país.
Por promover cidadania, alimento, renda e com tantos resultados positivos, a ação se tornou exemplo para outras cidades alagoanas: Coruripe, por meio do projeto Maná, e Feliz Deserto, com o projeto também denominado Barriga Cheia.
LEIA MAIS > Bevap se destaca no MasterCana 2022 com prêmios em 3 categorias
Ao longo dos onze anos com apoio da Usina Coruripe, os projetos beneficiam cerca de 850 famílias anualmente. É uma ação que gera alimento na mesa, renda para o bolso e esperança na vida da comunidade.
Os projetos Barriga Cheia e Maná, disponibilizam em torno de 425 hectares de terras por ano, durante o período de entressafra de cana-de-açúcar, para as famílias das cidades realizarem o plantio de feijão. A Coruripe disponibiliza as terras prontas para o plantio, o governo cede as sementes e as prefeituras selecionam os agricultores que farão o trabalho.
LEIA MAIS > Investimento na gestão de terceirizadas rende prêmio a CMAA
Durante os onze anos em que a Coruripe apoia o projeto, já foram colhidas mais de 50.000 sacas de 50kg de feijão.