JornalCana

Programa Social da Copersucar completa 5 anos de conquistas

Conecta já impactou mais de 31 mil pessoas

Projeto promove ações culturais para crianças e adolescentes

O Conecta, programa social da Copersucar, completa cinco anos de atuação trabalhando na transformação social, formação integral do cidadão e empoderamento comunitário por meio de ações que envolvem empreendedorismo, qualificação profissional, educação, esporte, saúde, arte e cultura.

Desde 2015, mais de 31.600 pessoas foram acolhidas, entre jovens em formação, empreendedores, integrantes das comunidades e cidadãos em vulnerabilidade em Paulínia, Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, cidades paulistas onde a empresa tem atuação direta.

“Nosso propósito vai além de conectar o campo ao mundo, promover energia renovável e alimento natural para o bem-estar da sociedade. Para nós, ser sustentável também é cuidar da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento dos locais onde atuamos”, comenta Monica Jaen, gerente de sustentabilidade e meio ambiente da Copersucar.

Monica Jaen, gerente de sustentabilidade e meio ambiente da Copersucar.

De acordo com ela, o projeto visa alcançar também os familiares dos alunos que frequentam as atividades oferecidas pelo projeto.

“Para nós é uma grande satisfação poder contribuir com as diversas frentes de atuação do Programa Conecta, seja no desenvolvimento profissional e capacitação dos jovens, fomentando talentos locais e suas expressões artísticas, como no fortalecimento dos vínculos dos alunos com suas comunidades e no apoio ao esporte, que traz benefícios tanto para a saúde quanto para a sociabilidade. Neste quinto ano de parceria, estamos muito felizes com os resultados”, destaca a diretora do Instituto Crescer, dra. Luciana Allan.

Qualificação profissional e empreendedorismo – direcionado a jovens entre 18 e 34 anos que queiram transformar ideias em projetos e montar seu próprio negócio, o programa utiliza da metodologia Design Thinking para promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental para que os participantes criem e implementem um plano de negócios.

LEIA MAIS > Copersucar aumenta eficiência logística e reduz impacto ambiental

Nesses cursos de qualificação profissional, que já certificaram mais de 540 jovens, os alunos têm aulas gratuitas de comunicação e expressão, empreendedorismo, gestão da qualidade de vida e do trabalho, informática e matemática financeira, com o objetivo de prepará-los profissionalmente para enfrentar um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

Ao final, é realizada uma feira para expor as empresas, produtos e serviços. Na ocasião, há palestras com diversos executivos, como o presidente da Copersucar, João Teixeira, e o vice-presidente de desenvolvimento do McDonald’s, Dorival Oliveira.

Conecta incentiva a prática de esportes

Nathalia Rodrigues Rocha Mendes, 28 anos, é uma das centenas de jovens auxiliadas pelo programa. Moradora de São José do Rio Preto, ela abriu uma empresa de Coffee break corporativo após participar do Conecta no final de 2019 e hoje, a Girassol Delícias, empresa que criou, vende até 200 lanches por dia para empresas da região.

O programa também estimula o hábito da prática esportiva, promoção da saúde e de ações culturais, com apresentações de teatro gratuitas nas comunidades onde a Copersucar está instalada.

Próximas ações – para o segundo semestre de 2020, o Conecta já tem novas turmas de empreendedorismo, que devido à necessidade de distanciamento social provocado pela Covid-19, serão online. No total, já estão inscritos 90 jovens de Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Neste momento de pandemia, tão difícil para todos, cidadãos com mais de 34 anos também foram considerados para participar do curso.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram