JornalCana

Programa social completa dois anos no Grupo Cosan

No interior de São Paulo, um dos principais projetos sociais desenvolvidos pelo Grupo Cosan acaba de completar dois anos de funcionamento. Instalada na área rural de Piracicaba, a Fundação Cosan – Núcleo Costa Pinto atende filhos de funcionários da empresa que residem na zona rural. Hoje são 100 crianças e jovens com idades entre 10 e 16 anos que, em período diferente ao da escola, recebem acompanhamento pedagógico, complementação educacional, realizam atividades sócio-educativas e aprendem diversas atividades profissionalizantes.

O sucesso do projeto e o compromisso da empresa têm permitido a ampliação dos benefícios: ao completarem 16 anos, os jovens podem começar a vida profissional na própria empresa, fazendo parte do Programa Menor Aprendiz, implantado em 2002. Atualmente, vários jovens da Fundação Cosan já atuam, divididos nas três áreas da empresa, como menores aprendizes. Mas não é só em Piracicaba que empresa desenvolve projetos sociais. A Fundação Cosan possui núcleos em mais três de suas 12 unidades. Para a coordenadora do núcleo Costa Pinto da Fundação Cosan, Glaudsthonia de Oliveira, “estamos colhendo bons frutos do projeto Menor Aprendiz. Cada vez mais percebemos mudanças nos jovens, que crescem com sua auto-estima renovada e noções claras de cidadania”.

A empresa o implantou também um projeto que aproxima a empresa da comunidade em suas unidades. Através de Cursos de Geração de Renda esposas e filhos de funcionários aprendem a produzir materiais e serviços para complementar a renda familiar. Acrescentem-se ainda programas de atendimento às crianças de 4 meses a 6 anos. “Nosso desafio para o futuro é implantar um núcleo da fundação em cada uma das unidades da Cosan para estender nossos benefícios a um número maior de crianças e adolescentes”, acrescenta Glaudsthonia de Oliveira.

Matéria completa sobre os programas sociais no setor na edição de setembro do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram