JornalCana

Programa social beneficia cortadoras de cana de Pernambuco

Mulheres que trabalham no corte de cana-de-açúcar nos municípios pernambucanos de Goiana, Glória do Goitá e Gameleira serão beneficiadas, a partir desta sexta-feira (18), pela 2ª etapa do Programa Chapéu de Palha Mulher, que prevê a realização de oficinas sobre políticas públicas, direitos humanos, gênero, raça e etnia, como base para alfabetização.

Em Goiana, o lançamento do projeto será no Colégio Sagrada Família. Em Glória do Goitá, o evento vai acontecer na Escola Cinesista Dom Miguel de Lima Valverde. Em Gameleira, as mulheres vão se reunir no Clube Municipal. Nas três cidades, o lançamento será às 9h. As aulas e capacitações devem começar na próxima semana.

O Programa, realizado em plena entressafra nordestina, oferece às famílias um auxílio mensal de até R$ 190. Este ano, 1.020 trabalhadoras devem participar das oficinas. Outras 1.093, que fazem parte do programa desde 2007, vão participar de cursos básicos, para melhorar a leitura e a interpretação de texto, além de receberem noções sobre trabalho em alvenaria, acabamento e técnicas de agricultura familiar.

Os trabalhadores cadastrados têm direito a um litro de leite por dia através do programa Leite de Pernambuco, à regularização de documentos, além de participarem de ações de prevenção contra esquistossomose, hipertensão, hanseníase, câncer de mama e colo de útero.

No ano passado, 36 municípios foram beneficiados pelo programa, mantido pelo Governo Estadual através da Secretaria da Mulher de Pernambuco. A expectativa do projeto é contemplar 4.153 mulheres até 2011.

Criado em 1988, o programa Chapéu de Palha foi resgatado em 2007 com o objetivo de assistir os trabalhadores da palha da cana desempregados durante a entressafra, na zona canavieira de Pernambuco. Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, 52 municípios fazem parte da área de abrangência do programa, que beneficia 20 mil famílias.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram