JornalCana

Programa gratuito oferecerá capacitação aos produtores para os temas de integridade e compliance

Iniciativa foi lançada na quinta-feira (22)

Fortalecer a integridade e a promoção de esforços de compliance em pequenas e médias empresas do setor do agronegócio. Esse é o objetivo principal da Jornada Agro Íntegra, que começou na quinta-feira (22), organizado pela instituição Alliance for Integrity em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Organização de Cooperativas do Brasil e com o apoio da Apex-Brasil.

A pauta de integridade encontrou no agronegócio um enfoque especial no que se refere à agregação dos temas sustentabilidade e responsabilidade social, ambiental e ética. A Jornada Agro Íntegra oferecerá capacitação gratuita a pequenas e médias empresas e cooperativas do setor agro sobre integridade e compliance.

“Não há mais como desvincular as pautas, que cada vez mais estão convergindo para o movimento ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) que ganha força no mercado. Uma pauta setorizada para uma jornada íntegra é mais do que justificada, inclusive quando se trata do agro que foi o pilar de sustentação do país neste momento de pandemia”, destacou a ministra Tereza Cristina na abertura da Jornada Agro Íntegra, ao citar ações já desenvolvidas pelo Mapa como o Selo Mais Integridade. O movimento ESG desenvolve práticas ambientais, sociais e de governança.

Em 2020, o agronegócio representou 48% de todas as exportações brasileiras e mais de 26% do PIB nacional. O destaque do setor foi lembrado pelo ministro da CGU, Wagner Rosário, que defendeu a iniciativa de compliance e integridade para a área do agro como “uma iniciativa que tem um poder muito grande de construção de soluções para a integridade, transparência, capacitando e permitindo que as empresas do setor cresçam neste ramo”.

LEIA MAIS > CNT lança série sobre energia limpa para o transporte

Para o presidente da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes, o programa permitir trazer soluções efetivas para os anseios de uma nova geração que daqui a pouco estará à frente das empresas.

“As novas gerações querem coisas novas. Os insumos mais raros, nesse mundo moderno, são os valores, conceitos e ética, gerando uma desconfiança global no futuro. E esse programa irá trazer a resposta para esse público. A integridade é um valor e um valor de futuro”, afirmou Lopes.

As cooperativas do setor são responsáveis por mais de 50% de tudo o que é produzido pelo agro brasileiro, formando uma base sólida de pequenos e médios produtores, além de modelos de produção familiar.

Jornada Agro Íntegra

O programa, que acontece de forma virtual até o dia 9 de dezembro, tem o objetivo de fortalecer as práticas de integridade e compliance em pequenas e médias empresas (PMEs) e cooperativas do setor agropecuário.

Os participantes terão a oportunidade de acessar, gratuitamente, conteúdo, treinamentos, mentorias especializadas e ferramentas práticas para lidar com os desafios relacionados ao tema integridade, proporcionando com que seus empreendimentos se tornem mais transparentes e competitivos.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram