JornalCana

Programa de Usina levará jovens para Espanha

Lançamento - Era Uma Vez Europa 13-03-2014 (125)
A Usina São José da Estiva lançou na noite da última quinta-feira, 13 de março, a segunda edição do projeto “Era Uma Vez… Europa”, de educação e cultura, que será finalizado no segundo semestre com uma viagem à Espanha.Nessa edição participarão quase 900 alunos, do nono ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Novo Horizonte, Itajobi, Irapuã e Sales, ambos do interior de São Paulo. Na primeira etapa os alunos terão conteúdos em sala de aula, aplicados pelos próprios professores que, por sua vez, serão preparados para desenvolver o tema capoeira através da gramática e da escrita. “Esta fase é importante, pois instiga o aluno a saber mais, a desenvolver melhor seu texto e melhorar sua redação”, conta Juliana Volpe, coordenadora pedagógica do projeto.

O projeto é uma realização da Origem Produções, com o patrocínio da Usina Estiva, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura, e o apoio das prefeituras, secretarias e diretorias de Educação e Cultura das cidades envolvidas.

Em junho os alunos participarão de um concurso de redação e 35 deles serão selecionados para a fase dois. “No campus de capoeira analisamos o comportamento social do aluno, como ele interage com os colegas, sua socialização, respeito, conduta e outros pontos que surgem quando estamos em grupos”, explica o mestre de capoeira Robson Coelho.

Ainda em junho, os nomes dos oito selecionados em Novo Horizonte serão anunciados e a viagem deverá ocorrer em outubro. Além dos alunos, um professor e um diretor de escola também seguirão para a Espanha.

O diretor da Estiva, Sandro Cabrera, acredita que investir em projetos como o ‘Era uma Vez… Europa’ é muito importante. “O cidadão que tem mais cultura, tem mais educação, segurança, qualidade de vida. Países desenvolvidos têm a sua cultura igualmente desenvolvida. Por isso, para nós da Usina Estiva, é uma honra participar de programas assim, pois é o que queremos oferecer para estes jovens, oportunidades que vão se traduzir em mudanças e melhorias para suas vidas”, afirma.

A noite contou com a apresentação de vídeos, um deles da viagem realizada em 2011 na primeira edição do projeto. Vários jovens falaram da realização do sonho e do que a viagem representou em suas vidas. No lançamento, o jovem estudante de Sales, Weverton de Lima, falou em nome dos colegas. “Eu posso dizer que o ‘Era uma vez… Europa’ transformou a minha vida. Não só pela viagem, mas todas as etapas foram importantes para eu ser melhor hoje. Muito obrigado a todos que permitiram a realização deste sonho”, lembra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram