JornalCana

Programa de Qualidade BPL dá confiabilidade a laboratórios

Toda atividade desenvolvida em um laboratório apresenta riscos, seja por produtos químicos, chama, eletricidade ou imprudência do próprio usuário. Descuidos podem resultar em danos materiais ou acidentes pessoais. Sendo assim, o trabalho nesse tipo de ambiente deve respeitar um programa de Boas Práticas de Laboratório (BPL), conjunto de normas e regras de qualidade e segurança aplicadas a laboratórios.

A finalidade do programa BPL é proporcionar maior confiabilidade aos resultados analíticos, assim como aumentar o nível de segurança para as pessoas e o meio ambiente. De acordo com o vice-coordenador Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro (Gegis), Márcio Roberto Mori, este conjunto de regras, quando aplicado na sua totalidade, é passível de Certificação por órgão credenciado.

“Laboratórios são locais de trabalho que não são necessariamente perigosos, desde que sejam tomadas precauções. Quem trabalha nesses locais deve ter muita responsabilidade e evitar atitudes que possam gerar acidentes e possíveis danos para si e para os demais. Esse trabalhador deve se informar sobre os riscos e conhecer as regras e normas de funcionamento, além da sinalização de segurança”, observa Mori.

Leia matéria completa no JornalCana 208.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram