JornalCana

Programa de incentivo agrícola para setor é lançado na sede da Unica

img10238

Acaba de ser lançado na sede da Unica, em São Paulo, o PAISS Agrícola – novo programa de incentivo à inovação no setor sucroenergético desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A iniciativa, que segue os moldes do PAISS Industrial, pretende estimular a inovação na área agrícola. Segundo o chefe do departamento de Biocombustíveis do BNDES, Carlos Eduardo Cavalcanti, o objetivo é estimular o aumento da produtividade agrícola do setor.

Foram convidados o novo ministro Mauro Borges, que assumiu o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; do presidente do BNDES, Luciano Coutinho; e do presidente da Finep, Glauco Arbix, além de autoridades da Unica.

Baixa produtividade – Recentemente, o diretor executivo da MBF Agribusiness, Jair Pires, realizou um comparativo entre os dados divulgados pela Conab e uma análise da última safra do segmento sucroenergético no Centro-Sul e verificou que os dados divulgados demonstram que a cana não vem apresentando rendimentos e qualidade importantes, apesar dos esforços dos centros de pesquisas e do desenvolvimento de novas variedades. “Quando se espera uma produção média acima de 80 toneladas/hectare e um rendimento em torno de 2,7 sacas de açúcar por tonelada de cana, o que se verifica é que a média geral fica em torno de 74 toneladas e um rendimento de 2,5 sacas por tonelada de cana, culminando com uma produção de 9,4 toneladas de açúcar por hectare, quando se espera resultados acima de 10,5 tonelada”, conclui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram