JornalCana

Programa de incentivo à produção canavieira de PE é exemplo a ser seguido pelo país

Recentemente o Governo de Pernambuco informou que vai liberar R$ 6 milhões para auxiliar pequenos produtores de cana de açúcar no Estado na compra de fertilizantes para suas lavouras, sem nenhum custo. A ação faz parte do programa Terra Pronta, que há três anos estimula a produção agrícola, entre elas a canavieira em Pernambuco. “É um exemplo a ser seguido pelos demais estados produtores de cana de açúcar do país, especialmente, do Nordeste. Esse incentivo seria utilizado para ajudar o pequeno produtor canavieiro a ter uma melhor produtividade na sua lavoura”, disse o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN-PB), Raimundo Nonato, após ser informado do anúncio.

Os recursos serão liberados através do Terra Pronta, uma iniciativa de âmbito estadual lançada com o objetivo de fornecer, entre outros produtos, insumos aos agricultores. O Terra Pronta beneficiará mais de 13 mil fornecedores com moagem de até 3 mil toneladas por produtor. A empresa que fornecerá os fertilizantes será selecionada por licitação e os produtores não precisam pagar nada para receber os insumos agrícolas.

“Por falta de condições financeiras, muitos produtores chegam a comprar menos da metade do volume de fertilizantes necessário para um bom plantio. O resultado desse investimento insuficiente se reflete na baixa produtividade da lavoura”, destaca Raimundo Nonato.

O dirigente da Asplan lembra ainda que em outras regiões do país, a exemplo do triângulo mineiro, onde o poder público local buscou formas de estimular a produção canavieira, houve um grande desenvolvimento da cultura da cana de açúcar.

“Na Paraíba, o segundo governo Cássio Cunha Lima, iniciou uma aproximação com o segmento com ações de doação de cana-semente para pequenos produtores, recuperação de estradas, mas o setor e, principalmente, os pequenos produtores precisam de incentivos, a exemplo do que está fazendo o Governo de Pernambuco”, lembra Nonato.

De acordo com ele a exemplo das demais regiões produtores de cana do Nordeste, 80% dos fornecedores de cana paraibanos são de pequeno porte e vêm enfrentando dificuldades para adquirir insumos para suas lavouras. “Estamos até para agendar uma audiência com o governador Ricardo Coutinho para levar propostas que estimulem a produção canavieira na Paraíba”, finaliza Nonato.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram