JornalCana

Programa de Gestão Ambiental é iniciado na Giasa

A Giasa S/A, destilaria do Grupo Tavares de Melo do município de Pedras de Fogo (PB), lançou o seu Programa de Gestão Ambiental.

Segundo a assessoria de imprensa, na ocasião, a diretoria da empresa assinou contratos de parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), com a Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) e com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A iniciativa, semelhante à implantada em outra unidade do GTM (Usina Estivas/RN), tem a cotia como mascote e prevê capacitação em Educação Ambiental de 40 professores da rede municipal de ensino.

A ação de “Proteção e Recuperação das Matas Ciliares” nas margens dos leitos de rios e riachos beneficiará todos os cursos d’água que cortam a Giasa. A “Proteção e Recuperação dos Mananciais” e a “Proteção de Flora e Fauna Ameaçada” também fazem parte do Projeto e Gestão Ambiental da indústria, que tem 20% de sua área preservada.

O cronograma prevê que a ação esteja completamente implantada em fevereiro de 2003. A capacitação dos professores, a cargo da ONG alagoana Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA) O treinamento em Educação Ambiental beneficiará profissionais dos municípios de Pedras de Fogo e de Alhandra, que repassarão o conhecimento aos alunos das escolas municipais. A Giasa é associada do IPMA desde 2001.

A “Proteção e Recuperação das Matas Ciliares” prevê a reposição da cobertura vegetal das margens dos rios e riachos que cortam as terras da Giasa. Uma das etapas desse trabalho será a catalogação das espécies vegetais a serem plantadas. As mudas produzidas serão as mesmas das árvores nativas da área. As placas de sinalização com avisos de área de interesse ecológico também fazem parte da ação.

A assessoria informa ainda que a nascente do rio Vermelho será recuperada com o replantio da mata ciliar do seu entorno. Além desse trabalho, a “Proteção e Recuperação dos Mananciais” prevê a manutenção da mata nativa próxima aos riachos do Ibura, Pitanga e outros que passam pela área da destilaria.

A diretoria da empresa está projetando a implantação um criadouro de cotias. O animal é nativo da região e foi eleito pelos funcionários da Giasa como mascote do Projeto de Gestão Ambiental por estar ameaçado de extinção na área. Essa é uma das iniciativas do item “Proteção de Flora e Fauna Ameaçada”, que prevê, ainda e com atenção especial, o replantio do barbatimão (conhecido na área como barbatenom). Na seqüência haverá um trabalho de educação no extrativismo da casca dessa árvore, que tem propriedades medicinais e é bem procurada pela população local. O barbatimão morre devido à falta de esclarecimento para a retirada sustentável de sua casca.

Após a abertura do Programa de Gestão Ambiental houve a visita a reserva da GIASA os professores foram recebido por profissionais do IMPA ( Instituto de Preservação da Mata Atlântica), onde os mesmos palestraram sobre a importância daquela reserva nos municípios vizinhos.

Momentos da palestra na reserva florestal GIASA.

Após a visita os participantes foram recebido para o almoço no restaurante da empresa.

Durante a visita e palestra dentro da reserva, foi feito um intervalo para lanche para isto, foi montado tendas com frutas e muita água de coco.

Momentos onde os professores participaram das atividades do curso de Educação Ambiental.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram