JornalCana

Programa de célula a combustível cria rede de estudos

As universidades, instituições de pesquisa, empresas da iniciativa privada e demais entidades interessadas em participar do Programa Brasileiro de Sistemas de Célula a Combustível (PROCaC) têm até janeiro para fazer suas inscrições na rede de estudos que está sendo formada.

Lançado no começo do mês pelo Ministério da Ciência e Tecnologia -MCT, o programa objetiva promover uma articulação entre os diversos setores interessados em desenvolver projetos voltados para a produção, no País, desta nova alternativa de energia – conhecida no mundo inteiro como energia limpa.

De acordo com a portaria no. 731 – que instituiu o PROCaC – a rede nacional de estudos sobre o tema, que terá a coordenação do MCT, contará com representantes das entidades e grupos de pesquisa interessados em integrar o programa.

Para isso, no entanto, eles precisam entrar em contato com o ministério em tempo hábil, porque a data limite para que possam ser designados é 14 de janeiro de 2003.

De acordo com informações de técnicos do MCT, a célula a combustível – CaC – é um artefato capaz de promover a conversão eletroquímica de combustíveis (gás natural, nafta, etanol, metanol ou outros produtos químicos) em energia elétrica, com maior eficiência enérgética e liberação de água em vez de elementos poluentes, como o gás carbônico – CO2.

A expectativa do MCT é de que o desenvolvimento de estudos sobre CaC, venha a contribuir para a redução das deficiências energéticas observadas nos estados brasileiros, sobretudo nas áreas de energia elétrica, telecomunicações e transportes.

Além disso, os trabalhos também têm tudo para deixar o Brasil em ritmo de competitividade com outros países neste campo, ao entrar num novo mercado que envolve tecnologia considerada limpa e eficiente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram