JornalCana

Programa Conecta Copersucar abre inscrições gratuitas para curso de empreendedorismo

Prazo para se inscrever vai até sexta-feira (11/2)

O Programa Conecta Copersucar, parceria da companhia com o Instituto Crescer, chega ao sétimo ano de atividades em 2022 com muitos motivos para comemorar.

Nesse período, mais de 43 mil pessoas foram acolhidas pelo projeto nas cidades paulistas de Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, entre jovens em formação, empreendedores e cidadãos em situação de vulnerabilidade.

E para 2022, as inscrições para as primeiras turmas do ano para o curso de empreendedorismo já estão abertas, são gratuitas e se encerram nesta sexta-feira, 11 de fevereiro.

Podem participar moradores de Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, maiores de 18 anos e com ensino médio completo. Para se inscrever, basta acessar o site do Programa Conecta Copersucar, em https://www.conectacopersucar.com/ .

Alunos formados no Programa Conecta Copersucar

De acordo com Rafael Moura, da equipe de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Copersucar, o Conecta é o principal programa de responsabilidade social da empresa e se relaciona com os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 compromissos globais acordados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nossa Política de Sustentabilidade se sustenta em três pilares: energia para o crescimento, energia para a vida e energia para o movimento. O Programa Conecta Copersucar faz parte do terceiro pilar, que tem, entre outros compromissos, a contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos”, completa.

Curso de Empreendedorismo

Desde 2015, o Programa Conecta já qualificou mais de 700 pequenos empreendedores. Direcionado a pessoas que queiram transformar ideias em projetos e monta seu próprio negócio, o curso utiliza da metodologia Design Thinking para promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental para que os participantes criem e implementem um plano de negócios. Nesses cursos de qualificação profissional, os alunos têm aulas gratuitas de comunicação e expressão, empreendedorismo, gestão da qualidade de vida e do trabalho, informática e matemática financeira, com o objetivo de prepará-los profissionalmente para enfrentar um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Ao final, eles realizam uma feira para expor suas empresas, produtos e serviços, ocasião em que são estimulados, inclusive, a fechar negócios com os visitantes.

LEIA MAIS > Alerta ligado: colheita de cana da safra 22/23 deve ter atrasos

Uma das 71 participantes que concluíram o curso de empreendedorismo no último semestre de 2021, Regina Mara Custódio Rangel, de 56 anos, decidiu que era hora de empreender após mais de 30 anos como enfermeira. “Comecei o curso com uma vaga ideia do que queria e consegui amadurecer minha decisão: decidi vender bolos”. Ela destaca que o Conecta a ajudou não apenas na escolha do ramo de negócio, mas no planejamento, na comunicação, prospecção de clientes e na administração.

Em fevereiro, Regina inaugura em São José do Rio Preto a Carmela Antonia Cakes Artesanais. “Conforme aprendi no curso, vou começar pequeno, com minibolos caseiros, mas estou me preparando para expandir, com novas receitas, divulgação e parcerias”, diz a nova empresária, que estuda, agora, confeitaria.

“Desde 2020, com o início da pandemia de Covid-19, as aulas são remotas, mas a partir de agora, os alunos ganharão o apoio de podcasts, para facilitar o acesso aos principais conteúdos e aproveitar melhor as aulas”, informa o coordenador de Projetos do Instituto Crescer, Marcelo Ferraz. Estão nos planos para breve fortalecer a atuação no Facebook, Instagram e LinkedIn e expandir para o Telegram, além de intensificar a parceria com grandes empresários, para conduzirem palestras e aulas especiais.

O Programa Conecta Copersucar

O Conecta, programa social da Copersucar, trabalha na transformação social, formação integral do cidadão e empoderamento comunitário por meio de ações que envolvem empreendedorismo, qualificação profissional, educação, esporte, saúde, arte e cultura. Desde 2015, milhares de pessoas foram acolhidas, entre jovens em formação, empreendedores, integrantes das comunidades e cidadãos em vulnerabilidade em Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, cidades onde a empresa tem atuação direta.

Alguns números do Programa Conecta Copersucar:

43.520 pessoas acolhidas, entre jovens em formação, empreendedores e cidadãos em vulnerabilidade.

748 pessoas formadas nos cursos de qualificação profissional.

2.558 pessoas beneficiadas pelas ações voluntárias promovidas pelos alunos.

19.133 impactados pelos fóruns de roda, cafés culturais e feiras de empreendedorismo.

380 adolescentes participaram das Oficinas de Arte e Educação.

748 adolescentes impactados pelas Oficinas Esportivas.

Utilizando-se de mecanismos de engajamento com as comunidades e fomento ao desenvolvimento local, o projeto busca potencializar aspectos intelectuais, políticos, sociais, afetivos, físicos e éticos, por meio de aulas de formação, feiras de empreendedorismo, cursos de marcenaria, fóruns, peças de teatro, cafés culturais com artistas locais, oficinas esportivas e ações voluntárias.

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram