JornalCana

Profissional do Futuro precisa de atualização

A qualidade de vida do profissional do futuro está diretamente condicionada pela atualização de informações. Essa é a opinião de Gilberto Dimenstein, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo, com premiada atuação internacional na área de Direitos Humanos e um dos mais premiados jornalistas brasileiros, principalmente por trabalhos investigativos que denunciam desigualdades sociais e exploração humana. Coube a ele a palestra de encerramento do Simpósio anual do Gerhai, quando especialistas detalharam temas relacionados aos recursos humanos em um dos painéis da Infocana 2003, realizada em Ribeirão Preto (SP) e promovido pelo Procana em setembro.

JC: O que define o profissional do futuro?

Dimenstein: Eu diria que, neste caso, o futuro já começou, e informação atualizada é fundamental para eficiência e competir no mercado de trabalho. Não basta mais ter apenas um diploma universitário e cursos de pós-graduação. É fundamental que a busca por novas informações seja permanente. Qualidade de vida atualmente significa também estar atualizado. Vivemos uma realidade de grande velocidade de informações. A maior biblioteca do mundo, a do Congresso Americano, dobra a quantidade de títulos a cada três anos. É a atualização de informações. Todo profissional precisa acompanhar esse ritmo. Caso contrário, fica obsoleto.

JC: Essa atualização é garantia de eficiência?

Dimenstein: O sucesso que deriva do conhecimento é resultado da eficiência daquilo que se faz com prazer, disposição e qualidade. Esse conhecimento é permitido pela permanente atualização das informações, onde deve prevalecer o prazer da descoberta. Agir de modo contrário é manter-se desconectado. Vale o desafio individual e o trabalho integrado das informações. As empresas consideradas boas para trabalhar sabem disso e desenvolvem potencialidades individuais e coletivas.

JC: Como essas informações devem ser priorizadas?

Dimenstein: No caso das empresas, deve-se observar que tipo de informações está sendo gerida e o que gera. Essas informações devem agregar valor. No caso do profissional, também precisa agregar valor, somar, acrescentar, permitindo o acompanhamento da velocidade das mudanças de paradigmas. Esse é o profissional transformado em capital humano, intuitivo e criativo. A prioridade é atualizar sempre as informações, sempre agregando para melhor desempenho profissional e melhoria na qualidade de vida.

Leia matéria completa sobre o Simpósio Anual do Gerhai, realizado durante a Infocana 2003, na edição deste mês do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram