JornalCana

Profissionais do setor sucroenergético são capacitados

img969

Representantes de indústrias e usinas de etanol de Mato Grosso do Sul, receberam nesta quinta-feira (15), das 8h30 às 16 horas, uma capacitação em prol da segurança no trabalho. O evento é realizado pela Cerest – Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador da SES/MS, em parceria com a Biosul – Associação dos Produtores de Bioenergia, no Grand Park Hotel, em Campo Grande (MS). O evento recebeu representantes de usinas e indústrias de 15 cidades do Estado  e foi ministrado pela especialista em saúde do trabalhador, Estela Scandola.

Participaram da “II Oficina de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais no Setor Sulcroalcooleiro”: ETH Eldorado, Adecoagro, Alcooval/Açúcar/Álcool, IFMS, CBAA, Nova América S/A Agrícola, Raízen Caarapó S/A Açúcar e Álcool, Sinergia/MS, IACO Agrícola, ETH Bioenergia São Fernando Açúcar e Álcool, Tonon Bioenergia, LDC Bioenergia S/A, U.S Naviraí e Infinity Agrícola S/A, Energética Santa Helena, LDC Sev. Unid. Passa Tempo e LDC Sev. Bioenergia S/A.

img970

A “II Oficina de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais no Setor Sulcroalcooleiro” abordou os Impactos do Acidente de Trabalho, Papel da Vigilância Sanitária diante dos acidentes de trabalho e Experiência da Vigilância em Saúde do Trabalhador no MS. “Por meio desse evento, tornou-se possível proporcionar aos profissionais do setor, uma oportunidade de compartilharem experiências e conhecimentos, que futuramente, serão repassados a outros trabalhadores da área”, aponta o gerente da Biosul, Paulo Aurélio Arruda e Vasconselos.

Ele informa que somente em Mato Grosso do Sul, o setor sucroenergético reúne cerca de 30 mil trabalhadores: “Segurança no trabalho é um ponto importante para todas as áreas de atuação, e este cuidado não seria diferente com quem ajuda a movimentar a economia de um forte setor e ainda colabora para o crescimento do Estado”.

O coordenador do Grupo de Saúde Ocupacional – GSO e representante da Energética Santa Helena, Jose Leôncio de Oliveira, admite que “ainda há muitos desafios a serem superados, mas investir em prevenção, é sobretudo, essencial, inteligente e rentável”. Ele, que trabalha há 19 anos na usina, junto a mais 1.300 funcionários, relata que essas iniciativas melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores, e afirma que nos últimos 12 anos, houve uma redução de 50% no número de acidentes do setor.

Em 2011, foram capacitados 50 profissionais do Sindicato dos Trabalhadores de Usinas de Mato Grosso do Sul, segundo André Figueiredo, técnico e especialista em saúde, do Cerest – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e Vigilância de MS. E em 2012 o foco são técnicos e engenheiros de segurança das usinas do Estado. “O setor sucroalcooleiro é um importante ramo produtivo do Estado, precisamos olhar para estes profissionais. É provável que haja mais uma capacitação como essa, no meio do ano, para profissionais do mesmo segmento”, informa Figueiredo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram