JornalCana

Profissionais de usinas concluem curso sobre controle de qualidade na ETA

Cerca de vinte profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e gestores que atuam em usinas de açúcar e etanol e empresas de outros segmentos ligados à cadeia produtiva concluíram o curso “Operação e Controle de Qualidade em Estação de Tratamento de Água (ETA)”. O treinamento foi promovido pela Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia em parceria com a CB Consultoria e Treinamentos e apoio do CEISE Br, em Sertãozinho (SP).

Durante a capacitação os participantes puderam conhecer o que há de mais moderno em técnicas e procedimentos de controle de qualidade das estações de tratamento de água (ETA´s) com temas sobre poluição hídrica; itens de controle de qualidade e metas operacionais em ETAs; microbiologia da água, metais pesados, algas e toxicidade; processos de oxidação/desinfecção; ensaios de “Jar test”; otimização de produtos químicos na ETA; problemas operacionais e soluções em ETAs; avaliação de processos de obtenção de água potável para uso industrial e consumo humano; deposição da água e desidratação e disposição de lodos de ETAs, entre outros. “Estes profissionais saem do curso capacitados para fazer análises mais criteriosas dos processos de ETA e empreender mudanças práticas nas estruturas onde trabalham, visando maior eficiência dos sistemas”, enfatizou Antonio Roberto Crystal Bello, que ministrou o treinamento.

Durante a solenidade, a gerente-executiva do CEISE Br, Janaína Calor, defendeu a necessidade de qualificação enfatizando a importância de parcerias para proporcionar ao mercado mão-de-obra capacitada.

“Quem está se formando neste curso está um passo a frente no mercado, pois sabe da importância de reciclar conhecimento. A partir de agora, com a mecanização e a tendência de automação industrial, só vai se sobressair quem estiver tecnificado. A Biocana está fazendo a sua parte, promovendo a qualificação não só para associados, mas também para a comunidade em geral. É preciso aproveitar estas oportunidades,” disse a presidente da Biocana, Leila Alencar Monteiro de Souza.

Para o especialista de qualidade que trabalha no Grupo São Martinho, Adalberto do Nascimento, a avaliação do curso foi positiva. “Deu para aprender muita coisa que tem aplicabilidade no nosso dia a dia dentro da empresa. Valeu à pena ter participado”, finalizou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram