JornalCana

Professor Marco Aurélio Vianna vai detalhar planejamento de RH na Infocana

Ao lado do Planejamento Estratégico de Marketing e Mercado (CRM) e da Estratégia de Gestão Financeira e de Logística (SCM/PRM), o Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (HRSP) é, definitivamente, um diferencial para a competitividade da empresa diante de cenário de retração de custos, downsizing, integração de ações mercadológicas e competitividade ora verificado.

Segundo pesquisa da Consultoria McKinsey, a adoção do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos confere diferenciais competitivos reais à organização, destacando-se como principais a diminuição de custos específicos relativos à gestão e manutenção de Recursos Humanos; motivação, iniciativa, produtividade e potencial criativo em patamar superior em todos os níveis hierárquicos da organização; maior grau de precisão operacional, diretiva e de gestão, com menores índices de re-trabalho, perdas e manutenção em equipamentos; potencialização do grau de fidelidade funcional e do marketing boca a boca da organização; maior foco na atividade-fim da empresa, com melhor aproveitamento de oportunidades comerciais; e planejamento Estratégico – Integração de Projetos.

Quando a organização decide por implantar o Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, o primeiro passo será avaliar as ações de gestão de RH e os projetos ora existentes na empresa, aperfeiçoá-los, se necessário, bem como promover a integração dos mesmos em função da natureza da atividade, modelo de gestão, definição estratégica e resultado esperado.

Em síntese, no artigo “As Estratégias (Invisíveis) para o Sucesso”, o professor Marco Aurélio Ferreira Vianna, presidente do Instituto MVC M Vianna Costacurta Estratégia e Humanismo, afirma que “atualmente, de maneira cada vez mais consistente, vem ocorrendo um grave fenômeno em milhares de empresas. Apesar do seu alto grau de tecnologia, tanto operacional como gerencial, aliado a uma extrema vontade de dar certo, muitas organizações, de um momento para outro, mais rápido do que se possa imaginar, revertem sua curva de crescimento e sucesso, e entram ladeira abaixo em escalada veloz para as dificuldades. Algumas até quebram”.

Na Infocana, o professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano, vai falar sobre “Planejamento estratégico de Recursos Humanos – As tendências e seus respectivos impactos na gestão do negócio”. Sua palestra acontece no dia 18 de setembro, próxima quinta-feira, no Simpósio do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, que apresenta ainda palestra de um dos jornalistas mais premiados internacionalmente do País, GILBERTO DIMENSTEIN, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo, que vai abordar o tema “A qualidade de vida do Profissional do Futuro”.

A InfoCana 2003 é o único evento completamente voltado para os executivos e administradores sucroalcooleiros, e acontece de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto (SP). Composto de congresso e feira, o papel da InfoCana é disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

O Congresso INFOCANA traz grandes nomes da área de gestão, em painéis específicos sobre os temas: Gestão Estratégica; Recursos Humanos; TI – Tecnologia da Informação; Gestão Jurídica e Tributária ; Finanças e Comercialização; e Créditos de Carbono em Áreas Agrícolas.

Dentre os palestrantes exclusivos estão:

OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig. Ele vai discutir “o álcool como principal combustível na era hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”;

ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting. “Os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool”;

PLINIO NASTARI, presidente da Datagro, “Cenários e Tendências de produção e preço para as safras 2003/4 e 2004/5”;

ANTONINHO MARMO TREVISAN, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação, abordando “Crescimento Planejado – Aspectos fundamentais de um plano estratégico para empresas sucroalcooleiras”.

CARLOS CEZARETO, vice-presidente do Banco Macquarie do Brasil, “Como viabilizar e aproveitar os benefícios das Operações Estruturadas de Financiamento como mecanismo alternativo de alavancagem de recursos”;

JACYR DA SILVA COSTA FILHO, diretor da SCA – Sociedade Corretora de Álcool, “Como elaborar um bem sucedido planejamento comercial, utilizando-se dos diversos mecanismos de comercialização nos mercados interno e externo – Spot e Futuro”;

JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management, “Como adotar o sistema de Gerenciamento de Riscos, entre outras ferramentas, para mitigar os riscos relacionados à volatilidade do mercado futuro”.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968.4010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram