Mercado

Produtor estima número alarmante de quebra de safra na 21/22

Prejuízo coloca em risco operações de hedge de açúcar

Produtor estima número alarmante de quebra de safra na 21/22

Consultorias do setor já têm anunciado uma significativa quebra na safra de cana-de-açúcar do ciclo 21/22. A Canaplan, por exemplo, divulgou durante o webinar JornalCana realizado dia 5/5 uma redução de ATR (kg/tc) sobre a 20/21 de 11,7%. 

LEIA MAIS > Confira 4 preocupantes avaliações técnicas sobre a safra de cana 21/22

O prejuízo é resultado, principalmente, do clima desfavorável da safra passada e do envelhecimento dos canaviais. Mas há quem projete um cenário ainda pior. 

LEIA MAIS > Quebra de safra prevista para o Centro-Sul deverá se concentrar no etanol
Delarco, engenheiro agrônomo

Ricardo Delarco, engenheiro agrônomo e produtor de cana da região de Monte Azul Paulista (SP) é um dos cultivadores que projeta uma quebra alarmante. Ele explica que nos meses de janeiro a abril, momento em que a cana mais precisava de água para crescer, não choveu. “Por isso a safra 21/22 está muito comprometida em termos de produtividade. O resultado disso será uma quebra de safra de 18 a 20% na região Centro/Sul”, estima o produtor.

Delarco garante a estimativa e justifica. “Essa previsão acontecerá com certeza. Somos produtores, agrônomos, estamos no campo e estamos vendo isso. Mas algumas tradings e outros players especuladores não estão falando isso. O campo revela tudo para nós e daqui dois meses mostrará tudo o que estou falando”, argumenta Delarco. Ele complementa afirmando que a safra no Centro/Sul deverá ter uma redução de aproximadamente 100 milhões de toneladas de cana a menos que no último ciclo e que o prejuízo coloca em risco operações de hedge de açúcar.

Produtor apresenta soluções para os produtores

Como uma forma de mitigar essa quebra na produção de cana-de-açúcar, Ricardo Delarco acredita que produtores e usinas devem investir na produtividade da cana através de tecnologias que podem, literalmente, salvar a lavoura. Uma delas, o Alion, um herbicida inovador da Bayer para a gestão da mato competição na cana, será apresentada em uma Superlive que acontece na próxima quarta-feira, 19/5, às 19h e contará com a participação de Delarco. 

Com o tema Alion, Amplamente Eficaz: Fatos e Mitos, a superlive terá as presenças de:

Caio Carbonari, professor e pesquisador da UNESP/Botucatu
Luis Gustavo Nunes, gerente de Desenvolvimento Agrícola da Usina Alta Mogiana
Paulo Donadoni, líder de desenvolvimento de mercado Brasil e América Latina para Cana da Bayer
Pedro Christofoletti, professor, pesquisador e consultor em manejo de plantas daninhas
Ricardo Delarco, engenheiro agrônomo e produtor de cana 

Para participar basta entrar no link do canal do YouTube do JornalCana através desse link: bit.ly/alionfatosemitos

ATENÇÃO! Participe também do sorteio de 5 inscrições para o Curso de Manejo Eficaz de Plantas Daninhas em Cana-de-Açúcar – Ministrado pelo Professor Pedro Christoffoleti. Para isso, preencha o formulário clicando nesse link: https://go.bayer.com/BayerJornalCana

Banner Revistas Mobile