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Produto de maior valor agregado nem sempre gera lucro

Josias Messias: portfólios diversificados surgiram em condição do mercado diferente da de hoje
Josias Messias: portfólios diversificados surgiram em condição do mercado diferente da de hoje

A produção de diferentes tipos de açúcar e de etanol, com maior valor agregado, sempre foi considerada uma boa estratégia para melhorar o desempenho financeiro de unidades e grupos sucroenergéticos. Mas, com a crise setorial e conjuntural e a maior competitividade no mercado, essa prática está sendo reavaliada.  O que parecia ser algo permanentemente positivo, nem sempre proporciona benefícios. Uma decisão assertiva nessa área deve levar em conta a apropriação correta dos custos e a boa arbitragem entre as commodities e produtos de maior valor agregado, alerta Josias Messias, presidente do Pró-Usinas, portfólio de soluções voltadas ao incremento da eficiência e da rentabilidade de empresas sucroenergéticas.

É necessário também avaliar o impacto que a fabricação desses itens especiais – como açúcar líquido, refinado, açúcar para confeiteiro, álcool neutro, entre outros – pode ter no processo industrial e na logística interna da unidade, afirma. Uma análise financeira mais profunda desses produtos pode, inclusive, causar surpresas em diversas situações. Há o caso de uma usina que fabricava mais de 10 tipos de açúcar, mas só computava o custo direto de fabricação e não apropriava as despesas indiretas com a logística interna, dimensionamento da equipe, perdas no ensaque e custos com o armazenamento, além da época correta para aproveitamento do ART para aquele tipo de produto” – exemplifica.

Algumas empresas que tinham vários tipos de açúcar no portfólio restringiram bastante a disponibilidade de itens, informa Josias Messias. Segundo ele, os portfólios mais diversificados surgiram em um período em que a condição do mercado era diferente do que é hoje. “Os preços estavam bons e algumas usinas aproveitavam nichos de mercado não apenas para ter produtos de maior valor agregado, mas também para fidelizar receitas e clientes”, observa.

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