JornalCana

Produtividade tem espaço para crescer

Após um leve recuo na safra 2004/05, com volume estimado em 353,12 milhões de toneladas, a projeção é de a produção nacional de cana-de-açúcar totalizar 416,5 milhões na safra 2005/06. A expectativa é de o crescimento da lavoura ocorrer devido aos ganhos de produtividade apurados no campo .

A produtividade média da cana-de-açúcar é de 95 toneladas por hectare, com potencial para chegar a 120 toneladas por hectare nos próximos cinco a seis anos, de acordo com o técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Paulo Morceli. “Em alguns locais, como áreas irrigadas em Goiás, registra-se 180 toneladas por hectare”, conta.

As dificuldades e os custos associados à irrigação e ao uso intensivo de fertilizantes e agroquímicos são dois fatores que ainda limitam um crescimento mais acelerado nas lavouras de cana-de-açúcar.

Na região Centro-Sul, a produtividade média na safra 2004/05 foi de 86,5 toneladas por hectare, com perspectiva de reduzir para 84,5 toneladas na safra 2005/06. A queda esperada é devido ao envelhecimento da lavoura e à ocorrência de estiagem nos meses de fevereiro e março. A renovação das lavouras de cana-de-açúcar foi paralisada porque muitos produtores rurais suspenderam o plantio com receio de a seca impedir a germinação das plantações pelo interior.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram