JornalCana

Produtividade do Paraná coloca Estado como segundo maior produtor

A maior produtividade dos canaviais do Paraná elevou o Estado à segunda posição na produção de cana no Centro-Sul do país, após a forte seca que atingiu a região nos dois últimos anos.Nos dois Estados, 83% da colheita de cana desta atual safra está concluída, segundo levantamento feito pelos sindicatos das indústrias de açúcar e álcool locais.

Até o dia 15 de outubro, as usinas de Minas processaram 83%, ou 23,9% milhões de toneladas de cana, de uma produção total estimada em 28,8 milhões de toneladas, de acordo com o Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool de Minas Gerais (Siamig) . Neste mesmo período, as usinas do Paraná moeram 83% do total, ou 27 milhões de toneladas, de uma produção prevista em 32,5 milhões de toneladas, segundo José Adriano Dias, superintendente da Alcopar (Associação das Indústrias de Açúcar e Álcool do Paraná).

Na safra passada, a 2005/06, Minas e Paraná tiveram um empate técnico em cana. Minas moeu 24,6 milhões de toneladas e, o Paraná, 24,8 milhões de toneladas. Os canaviais paranaenses foram atingidos por uma forte seca. Minas Gerais, contudo, está em um ritmo acelerado de crescimento por conta dos novos projetos de usinas, sobretudo no Triângulo Mineiro.

Mesmo com a retomada do Paraná na vice-liderança, a expectativa é de que Minas ultrapasse o Estado no ranking de maiores produtores no curto prazo, com os investimentos em novas unidades produtoras até 2010. O Estado do Paraná tem uma limitação para expandir sua produção por conta da área limitada para cana no Estado.

Nesta safra, a produção de açúcar no Paraná deve encerrar em 2,2 milhões de toneladas, 46% mais que a anterior, de 1,503 milhão de toneladas. Em Minas, a produção ficou em 1,741 milhão de toneladas em 2005/06, superando o Paraná, mas deve encerrar este ciclo em 1,9 milhão de toneladas.

Para o álcool, a projeção é de que as usinas do Paraná produzam 1,35 bilhão de litros. A expectativa é de que a produção de álcool de Minas Gerais tinja 1,2 bilhão de litros, segundo os sindicatos locais.

O encerramento da colheita de cana-de-açúcar nos dois Estados está previsto para o final de novembro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram