JornalCana

Produtividade avança e poderá contribuir para marca de 509 mi de tons

Com a tendência de avanço de produtividade agrícola no Centro-Sul mantida nos próximos meses, “é provável que a quantidade de cana disponível para moagem nesta safra fique acima dos 509 milhões de toneladas estimados em abril”. A afirmação é do presidente interino da Unica, Antonio de Padua Rodrigues. 

O que deixa o setor otimista é que a produtividade agrícola em julho avançou significativamente, segundo o boletim da Unica. O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) revela que a área colhida na região Centro-Sul naquele mês apresentou uma produtividade média de 78,5 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, incremento de 13,77% sobre o valor observado no ano anterior (69,0 toneladas por hectare). A produtividade acumulada desde o início da safra até 1º de agosto deste ano alcançou 75,1 toneladas por hectare, ante 74,1 toneladas por hectare observadas em 2011 – aumento de 1,35%, revela a entidade.

Em contrapartida, a Unica explica que na última quinzena de julho, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar atingiu 133,20 kg, queda de 5,99% em relação ao valor observado no mesmo período de 2011. No acumulado desde o início da safra até 1º de agosto, a concentração de açúcares por tonelada de matéria-prima atingiu 123,91 kg, retração de 3,39% relativamente ao índice verificado na mesma data da safra 2011/2012.

Segundo o presidente interino da Unica, apesar do clima seco em julho, não houve uma recuperação significativa no teor de açúcares na cana. “Tudo indica que o valor do ATR para o final da safra será significativamente inferior aquele que estimamos em abril deste ano”, conclui Rodrigues.

img2891

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram