JornalCana

Produção sucroalcooleira caminha para novo recorde

A indústria sucroalcooleira vai esmagar neste ano uma quantidade recorde de cana de açúcar. De acordo com o segundo levantamento nacional da safra, divulgado nesta quarta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita total será de 629,02 milhões de toneladas, 10% a mais que em 2008. O crescimento é resultado da melhor distribuição de chuvas nas regiões produtoras e da ampliação da área plantada, que atingirá 7,74 milhões de hectares.

Com a manutenção do índice de produtividade, de cerca de 81 toneladas por hectare, uma das novidades é o aumento da destinação da matéria-prima para a fabricação de açúcar, ou seja, cerca de 45% da colheita total, quase 2% a mais que no ano passado. Com isso, 280,46 milhões t de cana serão transformadas em 734,5 milhões de sacas de 50 quilos cada, contra 632,4 milhões de sacas do período anterior.

Os 55% restantes da colheita (348,56 milhões t), vão para a produção de álcool, o que deve gerar 9,13 bilhões de litros de combustível do tipo anidro (misturado à gasolina) e 18,68 bilhões de litros do hidratado (vendido nas bombas). Isso significa, respectivamente, uma redução de 9,30% e um aumento de 12,41%. No total, serão 27,80 bilhões de litros, ou 4,22% a mais que os 26,68 bilhões de litros da temporada passada.

“A maior parte das usinas brasileiras são do tipo mista, capazes de produzir tanto álcool quanto açúcar, o que permite ao setor optar pela produção de um ou de outro”, explica o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Airton Camargo. Segundo ele, o bom preço no mercado internacional tem levado as indústrias a decidirem pela fabricação do alimento.

Outra peculiaridade desta safra em relação à anterior é o aumento da produção fora da região Sudeste, onde está concentrada a maior parte da cultura. No Centro-Oeste o crescimento será de 33% (atingindo 88,44 milhões t) e, no Sul, de 21,30% (totalizando 53,77 milhões t). Também no Norte, a colheita crescerá 5,90%, chegando a 1,55 milhão t.

Apesar desta evolução, o Sudeste continua na liderança. De cada 10 toneladas de cana colhidas no País, cerca de sete sairão desta região, sendo seis só do Estado de São Paulo. A safra do sudeste será de 423,35 milhões t, um crescimento de 7,20%.

O Nordeste é a única região contrária a essa tendência, com produção 3,90% menor, o que deverá resultar em 61,90 milhões t.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram