JornalCana

Produção paranaense de álcool atrai americanos

Assessores da Secretaria da Fazenda e Serviços de Agricultura do Exterior dos Estados Unidos estiveram nesta terça-feira em Campo Mourão e São Pedro do Ivaí para conhecer a estrutura de produção de itens que tanto têm boa aceitação em território americano quanto concorrem no mercado internacional.

Pela manhã, os seis técnicos visitaram a Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo) para entender melhor como ocorre a produção da soja no Brasil. Eles se interessaram também pela industrialização e pelo aproveitamento de subprodutos da soja. A soja brasileira, que tem nos EUA um dos maiores compradores, concorre com a soja americana.

À tarde, a comitiva conheceu a Usina Vale do Ivaí S.A. Açúcar e Álcool, em São Pedro do Ivaí, próximo a Jandaia do Sul. A líder do grupo, Constance Jackson, vice-diretora do Serviço Internacional do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, disse que os EUA têm interesse em conhecer o sistema produtivo em outros países, principalmente naqueles que estão conseguindo altos índices de produção, como o Brasil no caso da soja e dos produtos oriundos da cana-de-açúcar.

Jackson disse que, apesar de os EUA serem grande produtor de etanol, foi surpreendende para os técnicos conhecerem como os brasileiros extraem álcool e açúcar da cana. No país dela, a principal fonte de etanol para fins combustíveis é o milho, utilizando tecnologia diferente.

O diretor da usina, José Luiz Bernardes, frisou que desde que o Consulado Americano deu início a esse trabalho para conhecer o sistema de produção no Brasil, a Vale do Ivaí tem sido escolhida por se tratar de uma usina modelo, que não somente trabalha na produção de açúcar e álcool como também investe no aproveitamento de subprodutos da cana.

No ano passado, a usina foi visitada por uma comitiva do Senado americano. Esse intercâmbio, segundo ele, tornou-se mais intenso nos últimos dois anos, quando os EUA passaram a investir na produção de etanol e se interessaram em conhecer como outros países estão trabalhando nessa área.

Hoje os Estados Unidos são o maior produtor de etanol no mundo, tendo o milho como matéria-prima, seguido pelo Brasil, que domina alta tecnologia tendo a cana como matéria-prima.

A Usina Vale do Ivaí tem previsão de moer 2,2 milhões de toneladas de cana neste ano, produzir 120 mil toneladas de açúcar e 90 milhões de litros de álcool. No mesmo complexo industrial, a empresa tem duas unidades trabalhando no aproveitamento da levedura resultante da produção de álcool de cerca de 50 outras usinas paranaenses. (Luiz de Carvalho)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram