JornalCana

Produção orgânica estimula a agricultura natural

Longe das químicas pesadas, a agricultura orgânica traz inúmeras vantagens e está se tornando uma opção cada dia mais atraente para o produtor rural. Entre os fatores que mais chamam a atenção está o benefício financeiro. A agricultura orgânica pode ter um custo de produção entre 30% e 40% menor e atende um mercado consumidor em franco crescimento destinado a consumidores exigentes que preferem produtos naturais, produzidos sem agrotóxico. Dados como estes estão sendo apresentados na Unidade Didática Expositiva da fazendinha Via Rural, aberta no Parque de Exposições Governador Ney Braga, como parte dos atrativos da 44.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

A Fundação Mokiti Okada, Instituto Maytenus, Iapar e SMAA em parceria com a Emater-Paraná, empresa do governo do Estado vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento – SEAB, apresentam na Via Rural um elenco amplo de produtos, tecnologias e resultados obtidos na produção orgânica e natural. Segundo Luis Hen-richsen, zootecnista e diretor da Maytenus, o mercado dos produtos livres de agrotóxicos e demais elementos químicos contaminantes, cresce em torno de 20% ao ano no mercado mundial e rende por ano ao País US$ 300 milhões.

Henrichsen lembra que nas gôndolas dos supermercados já é possível encontrar além de frutas e verduras, produtos agroindustrializados como café, mel, açúcar, feijão e até bebidas. “A proposta dessa integração na Exposição de Londrina deste ano é difundir essa produção alternativa no campo, apresentando os insumos apropriados na produção agroecológica”, explica o diretor.

Para Etiene Leite Junior, da Fundação Mokiti Okada, o custo de produção, com a adoção das tecnologias orgânicas e naturais, diminui, e a renda aumenta em relação aos alimentos convencionais. A lei da oferta e procura faz com que o produto orgânico encareça cerca de 30% nas prateleiras dos supermercados, mas a expectativa para o futuro é mudar esse quadro, visto que hoje mais de 80% das hortaliças do Paraná ainda utilizam produtos químicos e residuais de agrotóxicos.

“A agricultura orgânica e natural é fruto do amor do agricultor à terra, onde o fundamental é produzir em solo sadio, para que a planta também fique sadia e, como conseqüência, os alimentos sejam nutritivos e saudáveis para quem consome, reduzindo inclusive as doenças chamadas modernas.”

A produção de frutas orgânicas é significativa, com destaque para a produção de banana no litoral e caqui na região de Curitiba, onde também se concentra a produção de hortaliças. A região de Francisco Beltrão lidera na produção de soja orgânica, seguida pela região de Ponta Grossa. Os pólos de produção de açúcar mascavo orgânico estão nas regiões de Jacarezinho e Francisco Beltrão. A região Norte se sobressai na produção de café orgânico.

Segundo Paulo Roberto Mrtvi, da Emater-Londrina, para divulgar a existência desses pólos produtivos, promover a agricultura orgânica e estimular a ampliação da área cultivada da agricultura orgânica no Norte do Paraná, será realizado na manhã do dia 16 de abril, o 1.º Encontro Regional de Agricultura Orgânica. O evento está com as inscrições esgotadas e terá 350 participantes, entre produtores rurais, associações de produtores, dirigentes de associações e lideranças do setor, no Centro de Eventos Milton Alcover, que se localiza do Parque Governador Ney Braga, onde acontece a 44.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram