Mercado

Produção mundial de açúcar poderá ser menor

A previsão de produção global de açúcar deve diminuir para 165,1 milhões de toneladas em 2010/11. A afirmação é da consultoria alemã F. O Licht, que estimou em outubro de 2010, uma produção global de açúcar de 166,4 milhões de toneladas, apesar de acreditar na abundante produção da safra indiana.

No Brasil, a estiagem também reduziu a estimativa em 500 mil toneladas, totalizando 40 milhões de toneladas. Já as chuvas na Austrália, reduziram a previsão em 800 mil toneladas, totalizando em 3,6 milhões de toneladas.

Já as expectativas para a produção na Índia foram mantidas, apesar da produtividade não ter sido promissora nos principais estados produtores. A consultoria manteve a estimativa em 27,7 milhões de toneladas, acima de 20,5 milhões de toneladas no ciclo anterior.

De acordo com a consultoria, atualmente, os preços do açúcar operam próximo da máxima em 30 anos com os problemas climáticos enfrentados por vários países produtores. Os estoques já estão no menor nível em 20 anos, após duas temporadas de produção escassa. “Os preços podem continuar remuneradores para os produtores, mesmo se uma correção significativa vier a ocorrer”, ressalta a F. O Licht.

Banner Revistas Mobile