JornalCana

Produção mineira de etanol e açúcar baterá recorde na safra 2009/2010

A produção de açúcar e álcool em Minas Gerais será recorde na safra 2009/2010, segundo informações da secretaria de Estado da Agricultura, com base em levantamento divulgado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume produzido de etanol deverá crescer 21% na próxima safra, na comparação com o período passado, para 2,3 bilhões de litros.

Já a produção de açúcar deverá apresentar um crescimento de 7,6% em relação ao ano passado, com um volume de aproximadamente 2,8 milhões de toneladas.

Com os resultado, o Estado ocupará a terceira posição entre os maiores produtores nacionais de etanol, depois de São Paulo e Goiás, e ficam em terceiro terceira posição no ranking de açúcar, atrás de São Paulo e Paraná. Conforme o levantamento, o processamento de cana-de-açúcar destinada à indústria sucroalcooleira em Minas Gerais será de 51,3 milhões de toneladas, incremento de 16% em relação à safra anterior. Segundo o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool e da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais (Sindaçúcar/Siamig), o Estado conta com 41 usinas, sendo que quatro empreendimentos entraram em operação nesta safra.

A área colhida, de 648 mil hectares, representará um aumento de 7,6% na comparação com o ano de 2008. Deste total, 58% da produção de cana-de-açúcar colhida e processada em Minas Gerais será destinada à produção de álcool e 42% irão para a fabricação de açúcar. Os municípios com a maior produção do Estado estão no Triângulo Mineiro: Uberaba, Conceição das Alagoas, Canápolis, Frutal e Ituiutaba.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram