JornalCana

Produção limpa é tema de seminário em Ribeirão Preto

O conceito de Produção Mais Limpa, que destaca as empresas que fazem a gestão produtiva sem desperdícios e, assim, sem a geração de resíduos que afetem o meio ambiente, é tema de seminário hoje em Ribeirão Preto, no interior paulista.

A partir das 14h, e até às 18h, serão ministradas cinco palestras relativas sobre a Produção Mais Limpa, no auditório da regional do Centro das Indústrias – Ciesp. A engenheira química com especialização em controle da Poluição das Águas, Tânia Mara Tavares Gasi, fala, a partir das 14h40, sobre “O que é Produção Mais Limpa”.

Tânia Maria é considerada autoridade no assunto. Especialista em Saúde Pública pela USP e Mestre em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Ambiental da USP, como docente é Coordenadora da Disciplina “Teoria e Prática da Prevenção à Poluição” da FISP, Coordenadora do Módulo de Gestão de Recursos Hídricos da UNICAMP e Coordenadora da Disciplina “AQ 14 – Poluição das Águas” do PECE/Poli”. É também Gerente do Departamento de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica da Cetesb, prestando consultoria para Organismos Internacionais como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

A partir das 15h20, será a vez de Edson Ferreira, engenheiro da produção e mestre em Qualidade pela Unicamp. Seu tema é “A Implantação da Produção Mais Limpa na Indústria”.

Desde 1.997, Ferreira atua como consultor independente como diretor da EFE Consultoria Empresarial. Na área de meio ambiente, assessora várias empresas no desenvolvimento de Sistemas de gestão Ambiental. É membro fundador e atuante da Mesa Paulista de Produção Mais Limpa.

Mário Hirose, economista formado pela Universidade Católica de São Paulo, fala, a partir das 16h20, sobre o tema “A Eficiência Ambiental como Diferencial Competitivos e as Ações da Fiesp/Ciesp”. Ele tem curso de especialização em administração no IMD (International Management Institute) Genebra –Suíça, e preside o Conselho de Produção Mais Limpa SENAI/SECO (Governo da Suíça).

O seminário prossegue e, às 17h, serão apresentados cases de Produção Mais Limpa, com experiências da Votorantim Celulose e Papel, unidade de Luís Antônio. Os trabalhos estarão a cargo de Paulo Cassim, engenheiro de produção de materiais e engenheiro ambiental da Votorantim.

Já às 17h40, Luís César Pio, graduado em Engenharia Agronômica pela Unesp – campus de Jaboticabal, tratará do tema “Redução nas Pulverizações para Citricultura”. Informações e inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (16) 632.9992 e 632.9994.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram