JornalCana

Produção industrial cresce em seis da 14 regiões pesquisadas

A produção industrial subiu em seis das 14 regiões pesquisadas em abril, na comparação com o mês anterior, informou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na média nacional, a indústria apresentou aceleração de 0,2% na mesma base de comparação.

Os Estados de Goiás (3,6%) e Bahia (1,6%) tiveram os crescimentos mais expressivos. Principal região industrial do país, São Paulo teve expansão de 0,6%, o que indica alta pelo segundo mês consecutivo. Também tiveram aumento na produção industrial os Estados de Santa Catarina (0,9%), Minas Gerais (0,4%) e Amazonas (0,1%).

Por outro lado, registraram queda significativa na produção Pernambuco (- 8,4%) e Ceará (- 7,7%) (queda de 5,6%) e Pará (retração de 5%). No Amazonas, a indústria apresentou o segundo recuo consecutivo frente ao mês anterior. A queda acumulada no período é de 11,5%.

Na comparação com abril do ano passado, todas as regiões registraram crescimento, com destaque para Minas Gerais (22%), Goiás (15,8%), São Paulo (14,9%) e Bahia. Na média nacional, a indústria cresceu 10,1%, na mesma base de comparação.

Nessa relação, apenas o Rio de Janeiro registrou queda (-2,8%), em função do desempenho dos setores farmacêutico e de refino de petróleo e produção de álcool.

Segundo o IBGE, cinco das 14 regiões pesquisadas apresentaram em abril um crescimento acima da média nacional, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No acumulado de janeiro a abril, todas as regiões apresentam crescimento na produção industrial, com destaque para Espírito Santo (16,3%), Goiás (11,3%) e Pernambuco (11,2%).

No acumulado de 12 meses até abril, a produção industrial também cresceu em todas as regiões. Na média nacional, esse avanço foi de 6,6%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram