JornalCana

Produção e consumo de álcool serão de 65 bilhões de litros em 2012

Em 2012 o mundo vai estar produzindo e consumindo 65 bilhões de litros de álcool e desse total 80% serão de álcool carburante. Esta é a projeção que Philippe Meeus, CEO e sênior Partner da empresa suíça Alcotra, fez na palestra inaugural da Segunda InfoCana – Congresso e Feira Nacional de Gestão Sucroalcooleira, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, hoje.

Entretanto, ressalva Meeus, do total de álcool produzido – combustível e industrial – 90% serão destinados ao mercado local e apenas 10% serão exportados. O especialista em mercado internacional entende que os países do mundo produzirão primordialmente para consumo próprio. Desta forma, reduzirão despesas de logística e, principalmente, a dependência externa.

Engana-se quem veja os 10% de álcool para exportação como um volume insignificante. Trata-se, numa conta simples, de 6,5 bilhões de litros de álcool, o que é exatamente a metade da produção brasileira da última safra, que também é a maior do mundo.

O Japão já começa a importar parte desse álcool e deverá ser até 2012 o maior país importador. O interesse ambiental do país e sua limitação geográfica qualificam o Japão como potencial importador de álcool.

Os outros países, lembra Philippe Meeus, já têm ou estão implantando seu Proálcool, isto é, seu próprio programa de produção de álcool, a partir do modelo brasileiro, finaliza Meeus.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram