JornalCana

Produção deve cair 14% na safra 2015/16, para até 9,5 mi de t

A produção de açúcar pela Tailândia deve cair 14% na safra 2015/16, para algo entre 9,5 milhões e 9,6 milhões de toneladas. De acordo com o secretário-geral do Conselho de Açúcar e Cana do país, Somsak Jantararoungtong, o clima quente e seco, resultado do El Niño, derrubou a produtividade das plantações no segundo maior exportador mundial do alimento.

“Nós esperávamos produzir mais açúcar, mas a seca afetou tanto a qualidade quanto a quantidade de cana”, afirmou o secretário ao Wall Street Journal. Conforme ele, a expectativa inicial era de uma produtividade 3% maior, mas isso não se confirmou no momento da colheita, que por lá vai de novembro a abril.

Como consequência, participantes do mercado já apostam em ganhos ainda mais expressivos para o açúcar negociado na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). Além da produção menor na Tailândia, o mercado também tem sido influenciado por chuvas em excesso no Centro-Sul do Brasil e pela perspectiva de uma colheita também menor na Índia.

Jantararoungtong acrescentou que, para o ciclo 2016/17, os prognósticos são mais positivos. Precipitações recentes, embora insuficientes para ajudar a atual temporada, melhoraram as perspectivas para a próxima. Espera-se que o volume de cana disponível para o ano que vem seja de 95 milhões de toneladas, acima das 80 milhões a 85 milhões de toneladas previstas inicialmente.

(Fonte: Dow Jones Newswires)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram