JornalCana

Produção de etanol triplicará em 10 anos, diz Stephanes

A produção de etanol no País mais que triplicará nos próximos dez anos, anunciou nesta quarta-feira o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Ele divulgou a previsão de crescimento do plantio e da colheita dos principais produtos agrícolas exportados pelo Brasil.

Segundo o ministro, a produção de álcool de cana-de-açúcar aumentará 222,9% até a safra de 2017/2018. Para o açúcar, o crescimento previsto é de 59,9%, o que permitirá ao país manter a posição de produtor de maior competitividade.

Em relação à soja, a previsão é que a produção passe de 57,6 milhões de toneladas, na safra 2007/2008, para 75,1 milhões na safra 2017/2018. A exportação de soja, segundo o ministério, subirá 40% nesse período.

A produção de milho passará para 64,1 milhões de toneladas, dos quais 15 milhões a 20 milhões serão exportadas. Parte desse aumento, segundo o ministério, pode ser explicada pelo salto no plantio do grão, que passará de 7,5 milhões para 12 milhões de toneladas nos próximos dez anos.

O consumo interno de trigo deverá subir 1,63% ao ano devendo a produção em 2017 ficar em 13,3 milhões de toneladas. Apesar da maior produção, poderá ser necessário importar 8,7 milhões de toneladas daqui a dez anos.

As previsões se baseiam em trabalho realizado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, que se baseou também em estudos de diversas entidades internacionais e de órgãos do governo.

Para o ministro, a produtividade agrícola no país vem crescendo muito em relação à área plantada. “Por isso, não vejo perigo de impacto para o meio ambiente por causa do maior plantio”, avalia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram