JornalCana

Produção de etanol pode ser maior em 2012 por causa da chuvas

A produção de etanol nesta safra pode ser maior do que a prevista inicialmente devido ao alto volume de chuvas durante a colheita da cana.

Em junho, choveu acima da média para o período na região Centro-Sul, principal produtora. Além de paralisar a colheita, o clima prejudicou a qualidade da cana.

A alta ocorrência de chuvas reduz a quantidade de açúcar na cana, o que favorece a produção de etanol, em detrimento do alimento.

Na última quinzena de junho, a quantidade de Açúcar Total Recuperável (ATR) por tonelada de cana atingiu 124,6 quilos, 7% menos que em igual período de 2011, segundo a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar).

A qualidade do insumo é um dos fatores determinantes na escolha da usina entre produzir açúcar ou álcool. “Se há redução de açúcar na cana, as usinas acabam produzindo mais etanol”, diz o presidente interino da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Como a remuneração do etanol anidro está próxima da do açúcar, Padua diz que parte da produção de açúcar pode dar lugar ao combustível em algumas usinas.

Ontem, a Copersucar, maior comercializadora de açúcar e álcool do país, já aumentou sua estimativa para a produção de etanol do Centro-Sul, de 20 bilhões para 21,5 bilhões de litros, e reduziu a previsão para o volume de açúcar, de 32 milhões de toneladas para 30,5 milhões, segundo a Reuters.

Para Júlio Maria Borges, da Job Economia e Planejamento, é cedo para afirmar que o aumento da produção de etanol será generalizado.

“Se o clima for mais seco do que o normal nos próximos meses, o ATR vai se recuperar e o mix de produção vai mudar pouco”, diz ele, lembrando que as chuvas deram uma trégua neste mês.

*

Efeito Caso a produção brasileira de açúcar realmente seja menor do que a esperada na safra 2012/13, os preços da commodity ganharão motivação para subir.

Previsão Para o banco UBS, a tendência é de alta para o açúcar. O clima úmido no Brasil, maior produtor mundial, e as chuvas abaixo do previsto na Índia, vice-líder, geram preocupações sobre o tamanho da oferta em 2013.

Atraso no café Até o dia 12 deste mês, 46% da safra de café 2012/13 já foi colhida -avanço de seis pontos percentuais em uma semana, diz a Safras&Mercado. No mesmo período de 2011 o índice era de 61%.

Ao Centro-Oeste A região comprou 60% dos 25 mil touros reprodutores comercializados nas últimas três décadas pela Agropecuária CFM, empresa que atua no fornecimento de touros nelore com avaliação genética.

Destaque De todos os machos produzidos pela empresa, um terço teve como destino Mato Grosso do Sul.

Terras raras A China cortou pela metade os direitos minerários para a exploração de terras raras. Segundo o “China Daily”, o objetivo é consolidar o setor. O país concentra a oferta mundial.

Feijão em baixa A chuva prejudica a qualidade do feijão que está sendo colhido no Paraná. Como só há disponível feijão de baixa qualidade, o preço médio cai. Ontem, a saca caiu 6%, para R$ 138, segundo pesquisa da Folha.

TATIANA FREITAS (interina)

Mauro Zafalon é jornalista e, em duas passagens pela Folha, soma mais de 35 anos de jornal. Escreve sobre commodities e pecuária

mauro.zafalon@uol.com.br Leia as colunas publicadas na Folha

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram