JornalCana

Produção de etanol no Brasil pode cair

A produção brasileira de etanol na safra 2009/10 pode ficar abaixo do registrado na safra passada, quando atingiu cerca de 27 bilhões de litros. De acordo com Plínio Nastari, presidente da Datagro Consultoria, o menor rendimento da cana-de-açúcar em função do excesso de chuvas, aliado ao fato de o mercado de açúcar está mais remunerador, já está fazendo com que a produção de açúcar seja priorizada. “O aumento na produção de açúcar em relação ao etanol a partir da cana já estava previsto. Até que o ano seria chuvoso, era esperado, mas as chuvas estão acima do normal”, explica.

Segundo ele, a menor oferta de etanol deve fazer com que os preços fiquem mais elevados no decorrer do segundo semestre. Para o consultor, os preços ao produtor do hidratado devem ficar próximos de R$ 1 por litro, mas não ultrapassarão este patamar. “Atualmente, o preço do etanol em São Paulo é de cerca de 55% do da gasolina. Ele pode subir até perto de 70% do preço da gasolina e permanecer competitivo. O espaço para subir ainda é grande.”

Ele ressalta que os preços elevados do açúcar tendem a fazer com que a cotação do etanol busque a paridade, também subindo. “Os preços do etanol e do açúcar sempre buscam a convergência.”

Nastari disse ainda que a pressão no preço por conta da maior oferta de etanol por parte de usinas que precisam de caixa deve ser reduzida porque esta questão está mais equilibrada e os preços do etanol já cobrem os custos de produção, o que permite que as vendas sejam mais organizadas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram